Você está lendo...
Motor 1.8 melhora ânimo do Doblò HLX
Avaliação

Motor 1.8 melhora ânimo do Doblò HLX

Furgovan da Fiat teve seu propulsor 8V de 114 cv substituído pelo bloco 16V, que gera 132 cv com álcool. A potência extra fez toda a diferença e deixou a missão de retomar velocidade mais simples. Em curvas, no entanto, carro deixa a desejar

05 de jan, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Motor 1.8 melhora ânimo do Doblò HLX

(Fotos: Sérgio Castro/AE)

Rafaela Borges

Assim como a maior parte da linha Fiat, o furgovan Doblò teve seu motor 1.8 substituído no ano passado. No lugar do bloco 8V flexível de origem GM, de 114 cv, entrou o 16V da Fiat Powertrain Technologies, que gera até 132 cv e também é bicombustível. O resultado foi um modelo mais esperto e fácil de guiar. Isso sem comprometer o consumo. Pelo contrário: ele até diminuiu.

Publicidade


O novo motor 1.8 equipa a versão com apelo visual aventureiro, Adventure, e a HLX. Esta, avaliada pelo Jornal do Carro, tem preço de R$ 58.730. Com o propulsor, o ânimo do Doblò está renovado. Principalmente nas retomadas, quando não é mais preciso pisar fundo no acelerador e esperar com paciência o ponteiro do velocímetro subir.

Em terceira marcha, a 40 km/h, o motor responde ao comando do acelerador com mais prontidão e sem elevar demais o ponteiro do conta-giros. Isso representa mais silêncio e redução do consumo de combustível, além de agilidade.

Mas se o propulsor 1.8 casou bem com o Doblò, outros problemas do carro persistem. A reestilização aplicada no modelo em 2009 não deixou o interior menos defasado. Tudo é simples e antiquado para um carro de quase R$ 60 mil. O painel de instrumentos, ao menos, tem desenho interessante. Na cabine também há muito barulho de peças batendo.


A estabilidade não é das melhores, já que o carro tem centro de gravidade alto. Em curvas, cautela e velocidade baixa são recomendáveis. A transmissão manual de cinco marchas é bem escalonada, mas imprecisa.

Um dos destaques do Doblò é a terceira fileira de bancos. O sexto assento é de série e o sétimo, opcional de R$ 902. O furgovan já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo e travas e vidros elétricos. Opcionalmente, há air bags e freios ABS.


Deixe sua opinião