
Quando a Audi apresentou o A3 Sedan nacional 1.4, no mês passado, muita gente reclamou da ausência de dois itens presentes no modelo que até então era importado: o câmbio automatizado de dupla embreagem (S tronic) e a suspensão traseira independente. Pois ambos estão de volta, mas somente na versão Ambition, topo de linha, que traz o novo motor 2.0 TFSI. O carro está chegando às lojas por R$ 137.990.
O propulsor dá um “choque” de 220 cv no A3 Sedan nacional: segundo a Audi, com ele o modelo vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e alcança 250 km/h de velocidade máxima.
Basta provocar o acelerador que as rodas dianteiras chegam a dar uma patinada antes de o carro arrancar com disposição. A explicação (além da potência) está também no alto torque, de 35,7 mkgf, disponíveis já a 1.500 rpm. O modelo dispõe de controle de largada (para melhor capacidade de tração nas arrancadas). E a tecla “Drive Select” permite ajustar as respostas de câmbio, direção e motor para os modos confortável, normal, econômico e esportivo.
O 2.0 funciona com injeção de combustível direta (para as altas rotações) e indireta (para baixos e médios giros). É a mesma tecnologia empregada no motor 1.8, de 180 cv, presente no modelo importado, e que deixa de vir para o País.
Nesse caso, houve ganho de potência (o 1.8 rende 180 cv) e redução de preço (a versão custava R$ 140.190, conforme informações da Audi).
Ao contrário do 1.4 TFSI, flexível, o 2.0 é movido apenas a gasolina. O motivo é que, por ser mais caro, vai representar cerca de 35% das vendas do sedã, o que não compensaria o custo do desenvolvimento da tecnologia, de acordo com a Audi. Tanto que motor e câmbio são importados da Alemanha. O 1.4 é montado na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).
Entre os principais itens de série, estão teto solar panorâmico, bancos de couro artificial com ajustes elétricos (nesse caso, só para o do motorista) e ar-condicionado com regulagens independentes para os ocupantes da frente. Externamente, as principais diferenças ante o 1.4 são a saída dupla de escape, os faróis de neblina e as rodas de 17” com desenho exclusivo.
Entre os opcionais, o modelo pode vir com sistema capaz de manter o carro na faixa de rodagem sem que o motorista precise segurar o volante (Active Lane Assist, ativo por oito segundos), controle de cruzeiro adaptativo, chave de presença, GPS, assistente para estacionamento e câmera de ré. Completo, o modelo custa R$ 169.490.
Além da Ambition 2.0, o A3 Sedan é oferecido nas versões Attraction (R$ 99.990) e Ambiente (R$ 109.990), ambas com motor 1.4 TFSI de 150 cv flexível e câmbio automático Tiptronic de seis marchas.
PRÓS: DESEMPENHO
Embora o visual não seja muito diferente do das versões 1.4, os 70 cv a mais garantem temperamento esportivo ao sedã.
CONTRAS: PREÇO DE OPCIONAIS
A Audi agrupa itens extras em pacotes fechados. No caso, sãodois, que elevam o preço total em R$ 31.500.