Você está lendo...
Motor 2.0 dá 'choque' de 220 cv no Audi A3
Avaliação

Motor 2.0 dá 'choque' de 220 cv no Audi A3

Versão nacional do sedã ganha opção de propulsor mais potente, além do 1.4 turbo já feito no Paraná

06 de dez, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Motor 2.0 dá 'choque' de 220 cv no Audi A3
Sedã nacional tem altura em relação ao solo 2,5 cm maior, para não raspar em valetas

Quando a Audi apresentou o A3 Sedan nacional 1.4, no mês passado, muita gente reclamou da ausência de dois itens presentes no modelo que até então era importado: o câmbio automatizado de dupla embreagem (S tronic) e a suspensão traseira independente. Pois ambos estão de volta, mas somente na versão Ambition, topo de linha, que traz o novo motor 2.0 TFSI. O carro está chegando às lojas por R$ 137.990.

O propulsor dá um “choque” de 220 cv no A3 Sedan nacional: segundo a Audi, com ele o modelo vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e alcança 250 km/h de velocidade máxima.

Publicidade


Basta provocar o acelerador que as rodas dianteiras chegam a dar uma patinada antes de o carro arrancar com disposição. A explicação (além da potência) está também no alto torque, de 35,7 mkgf, disponíveis já a 1.500 rpm. O modelo dispõe de controle de largada (para melhor capacidade de tração nas arrancadas). E a tecla “Drive Select” permite ajustar as respostas de câmbio, direção e motor para os modos confortável, normal, econômico e esportivo.

O 2.0 funciona com injeção de combustível direta (para as altas rotações) e indireta (para baixos e médios giros). É a mesma tecnologia empregada no motor 1.8, de 180 cv, presente no modelo importado, e que deixa de vir para o País.

Nesse caso, houve ganho de potência (o 1.8 rende 180 cv) e redução de preço (a versão custava R$ 140.190, conforme informações da Audi).


Ao contrário do 1.4 TFSI, flexível, o 2.0 é movido apenas a gasolina. O motivo é que, por ser mais caro, vai representar cerca de 35% das vendas do sedã, o que não compensaria o custo do desenvolvimento da tecnologia, de acordo com a Audi. Tanto que motor e câmbio são importados da Alemanha. O 1.4 é montado na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).

Entre os principais itens de série, estão teto solar panorâmico, bancos de couro artificial com ajustes elétricos (nesse caso, só para o do motorista) e ar-condicionado com regulagens independentes para os ocupantes da frente. Externamente, as principais diferenças ante o 1.4 são a saída dupla de escape, os faróis de neblina e as rodas de 17” com desenho exclusivo.

Entre os opcionais, o modelo pode vir com sistema capaz de manter o carro na faixa de rodagem sem que o motorista precise segurar o volante (Active Lane Assist, ativo por oito segundos), controle de cruzeiro adaptativo, chave de presença, GPS, assistente para estacionamento e câmera de ré. Completo, o modelo custa R$ 169.490.


Além da Ambition 2.0, o A3 Sedan é oferecido nas versões Attraction (R$ 99.990) e Ambiente (R$ 109.990), ambas com motor 1.4 TFSI de 150 cv flexível e câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

PRÓS: DESEMPENHO
Embora o visual não seja muito diferente do das versões 1.4, os 70 cv a mais garantem temperamento esportivo ao sedã.

CONTRAS: PREÇO DE OPCIONAIS
A Audi agrupa itens extras em pacotes fechados. No caso, sãodois, que elevam o preço total em R$ 31.500.


Deixe sua opinião