Motor a ar pode 'morrer na praia'

Sistema da PSA que usa ar comprimido para reduzir o consumo precisa de investidores para chegar ao mercado

Por 23 de jan, 2015 · 2m de leitura.
C3 já foi apresentado com a tecnologia Hybrid Air

A PSA Peugeot Citroën está tirando o pé do acelerador no que diz respeito a seu promissor projeto Hybrid Air, uma vez que o grupo tem tido dificuldade de encontrar parceiros para dividir os altos custos de desenvolvimento.

Segundo a imprensa francesa, a tecnologia que promete cortar em até 40% o consumo do veículo por meio do uso de ar comprimido nas frenagens e ao atingir velocidade de cruzeiro dificilmente será comercializada em um futuro próximo.


Apesar de manter o projeto vivo, a empresa admite que o time de pesquisadores foi reduzido e que a promessa de viabilizar carros com o sistema Hybrid Air até 2016 não será cumprida. Desde outubro passado, a PSA procura empresas que se interessem pela tecnologia e possam ajudar nos custos de pesquisa e desenvolvimento para que o sistema possa chegar ao mercado com valor acessível.

O chefe de pesquisa e desenvolvimento do grupo, Gilles le Borgne, afirmou que a tecnologia deve ser aplicada em cerca de 500 mil carros por ano para fazer sentido do ponto de vista financeiro, uma vez que o sistema precisa de diversos componentes não utilizados em outros veículos, como motores hidráulicos, caixas de câmbio especiais e tanques de ar comprimido.