A Subaru se notabilizou ao oferecer modelos com tração integral e motores “boxer” horizontais. O primeiro motor desse tipo feito pela marca japonesa acaba de fazer aniversário: foi lançado há 50 anos.
Ele veio ao mundo no dia 14 de maio de 1966, sob o capô do Subaru 1000, que sucedeu os modelos 360 e Sambar. O propulsor EA um quatro-cilindros refrigerado a água, que gerava 54 cv de potência – nada mau para um carrinho que pesava apenas 680 quilos e era 50 cm mais curto que o atual Impreza.
Com algumas melhorias posteriores, como carburação dupla e injeção eletrônica de combustível, esse motor teve a carreira prolongada até a década de 1990, quando ainda equipava a maior parte dos modelos da Subaru. A tração integral surgiu em 1972, em certas versões da perua Leone.
Hoje, a gama global da Subaru inclui motores boxer movidos a gasolina ou a diesel. O único modelo da marca que não usa um motor boxer é o Justy, um hatch pequeno construído em associação com a Daihatsu e destinado apenas ao mercado japonês.