A Horse, empresa de motores do grupo Renault e da Geely, anunciou nesta quarta-feira (29) o início da produção do motor 1.3 turbo flex HR13 de quatro cilindros em São José dos Pinhais (PR). Atualmente, o conjunto equipa apenas o Renault Duster, por exemplo. Já em conformidade com as normas do Proconve L8, o propulsor, anteriormente, esteve presente nos modelos Oroch e Captur, sendo importado da Espanha.
Desenvolvida especialmente para o mercado sul-americano, a versão flex do motor HR13 tem um sistema de injeção direta projetado para otimizar o uso de etanol. Assim, produzido no Brasil, o motor 1.3 turbo flex entrega uma potência máxima de 163 cv e um torque de 25,5 mkgf a 1.600 rpm.
Em comparação com o motor importado, que não atendia às exigências do Proconve L8, houve uma redução de até 7 cv e 1,9 mkgf quando abastecido com etanol. Para a utilização desse combustível, cada cilindro conta com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão.
Motor 1.3 Turbo da Renault equipará futuros modelos híbridos
Nos próximos anos, o motor 1.3 turbo flex deverá equipar a nova picape da Renault baseada no projeto Niagara. Bem como um inédito SUV médio nacional da marca francesa. O propulsor também deve receber diferentes níveis de eletrificação, indo desde sistemas micro-híbridos até híbridos plug-in em modelos com tração integral.
Com um investimento recente de R$ 100 milhões na fábrica brasileira, a produção do motor HR13 se tornará um dos destaques da unidade. A planta possui capacidade para fabricar até 600.000 motores por ano. O complexo industrial também é responsável pela produção do motor HR10, o 1.0 turbo flex de 125 cv que equipa o Renault Kardian. O conjunto está em fabricação desde o início do ano passado.
“O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais. Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros”, afirma Wesley Palma, Diretor da Fábrica da Horse Brasil.
Em 2024, a Horse também aplicou recursos na implementação de um processo de fundição por gravidade para a produção de cabeçotes de alumínio dos motores HR10 e HR13. Além disso, ampliou suas instalações voltadas para testes de propulsão e emissões, permitindo atender fabricantes terceirizados da região.
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