Você está lendo...
Motorista em acidente fatal com Tesla estava jogando videogame
Notícias

Motorista em acidente fatal com Tesla estava jogando videogame

Investigação de órgão de segurança americano concluiu que o motorista que morreu não usou o sistema do carro corretamente

26 de fev, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

tesla
Acidente fatal com o Model X
Crédito:KTVU/AP

O motorista de um Model X, o SUV da Tesla, que morreu em um acidente no Vale do Silício, na Califórnia, há dois anos, estava jogando videogame em seu smartphone. A conclusão é do Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos Estados Unidos.

CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O presidente da entidade, Robert Sumwalt, disse no início de uma audiência na terça-feira (25) que sistemas de direção parcialmente automatizados, como o Autopilot da Tesla, não podem dirigir sozinhos. No entanto, ele diz que os motoristas continuam a usá-los sem prestar atenção. O conselho fez recomendações para seis montadoras em 2017 para acabar com o problema. E apenas a Tesla não respondeu.

Publicidade


"Se você possui um carro com automação parcial, não possui um carro autônomo", disse Sumwalt em sua declaração de abertura. "Isso significa que, ao dirigir no suposto modo 'auto-condução', você não pode ler um livro. Não pode assistir a um filme ou programa de TV, não pode enviar mensagens de texto e não pode jogar videogame."

A diretoria determinará a causa do acidente na audiência. E fará recomendações para impedir que isso aconteça novamente. Sumwalt diz que os reguladores do governo ignoraram as recomendações anteriores do conselho de medidas para evitar esses acidentes.

O acidente de março de 2018 envolvendo o Model X matou o engenheiro da Apple, Walter Huang. O carro desviou e bateu em uma barreira de concreto que divide uma via expressa e as pistas de saída.


Pouco antes do acidente, o Tesla seguiu para a esquerda em uma área pavimentada entre as faixas de rodovia e uma rampa de saída, disse o NTSB. Ele colidiu com o fim da barreira de concreto. A colisão dianteira do carro não alertou Huang. E sua frenagem de emergência automática não foi ativada, disse o NTSB.

Além disso, Huang não freou e não foi detectado nenhum movimento de direção para evitar o acidente, disseram os funcionários do conselho.

Sistema da Tesla teria ficado confuso

Os investigadores do NTSB descobriram anteriormente que o sistema de Tesla ficou confuso na saída de uma rodovia. E que isso foi um fator no acidente. Documentos divulgados no início deste mês citam os parentes de Huang dizendo que ele havia se queixado anteriormente de mau funcionamento e desvio do piloto automático na área próxima ao local do acidente.


O piloto automático foi projetado para manter um veículo em sua faixa e manter uma distância segura dos veículos à sua frente. Também pode mudar de faixa com a aprovação do motorista. A Tesla diz que o Autopilot se destina a ser usado para assistência ao motorista e que os motoristas devem estar prontos para intervir o tempo todo.

Deixe sua opinião