Em uma rodovia, condutor de um BMW M6 para de maneira premeditada na frente de carro com paciente
27 de set, 2015 · 3 minutos de leitura.
Publicidade
Um vídeo produzido em uma rodovia da Rússia vem circulando na rede e provocando revolta. Na pista da esquerda, usada no país para ultrapassagens, um BMW M6 se coloca à frente de uma ambulância e reduz a velocidade. Em seguida, ele para completamente o veículo.
O motorista da ambulância aguarda por alguns segundos, mas, como o BMW não se move, ele aponta a frente do carro médico para a direita, a fim de tentar seguir seu caminho. Porém, o M6 faz o mesmo, deixando claro que seu objetivo é impedir a passagem da ambulância, que liga o sinal sonoro usado em emergências.
Publicidade
Em seguida, o condutor do M6 desce do carro e vai até a ambulância, iniciando uma discussão com seu motorista. No caminho de retorno a seu BMW, ele dirige um gesto agressivo ao condutor da ambulância e, em seguida, sai cantando pneu.
De acordo com um site russo, o motorista do BMW ficou irritado por a ambulância estar circulando na pista da esquerda, de trânsito rápido. Porém, essa conduta é permitida quando o carro médico está transportando paciente.
Ainda conforme informações da imprensa, a ambulância, apesar de só ter ligado o sinal sonoro após ser barrada pelo BMW, estava com as luzes acesas, indicando a presença de um paciente a bordo. A pessoa transportada sofre de trombose.
A atitude do motorista do BMW, além de prejudicar o transporte de uma pessoa enferma, colocou em risco a segurança das pessoas que trafegavam a rodovia, pois, ao parar seu carro, poderia ter provocado um engavetamento.
Pela infração, o motorista do M6 pode ser preso.
BÔNUS: VEJA A GALERIA DOS 215 ANOS DO PAPAMÓVEL
1/32
Os 'Papamóveis'
Pela primeira vez na história, um papa discursa na Organização das Nações Unidas (ONU), com sede nos Estados Unidos. Para o evento inédito, o Papa Francisco escolheu um Jeep Wrangler como 'Papamóvel', modelo tipicamente americano. Ao longo de 215 anos, os líderes católicos já utilizaram mais de 30 veículos. Confira quais foram esses modelos e suas histórias
2/32
Liteira - Papa Leão XVIII
A liteira não é um carro e nem tem rodas. Mas serviu de transporte para o líder católico ao final de 1800. Os fiéis conseguiam enxergar o pontífice pelas janelas laterais. Atualmente, a peça está exposta no Pavilhão das Carruagens, uma filial do Museu Histórico do Vaticano, na Cidade do Vaticano
3/32
Carruagens - Papa Gregório XVI
Carruagens papais eram verdadeiras obras de arte. Com estofado em veludo vermelho, chamavam a atenção por serem douradas e terem até estátuas. Várias delas foram utilizados em 1800. Restauradas, algumas estão em exposição no Museu do Vaticano. Segundo registros, uma unidade de 1840 era puxada por quatro cavalos, chamados carinhosamente de Bandido, Pomposo, Búfalo e Capitão
4/32
Fiat 1929 - Papa Pio X
Entre os primeiros automóveis da coleção de 'Papamóveis' do Vaticano estão um Fiat 525, um Isotta Fraschini Type 8 e um Lictoria Sex - por mais estranho que este nome possa soar
5/32
Graham Paige Type 837 1929 - Papa Pio XI
O Graham Paige foi usado na primeira viagem papal fora do Vaticano, depois de quase 60 anos. Nessa viagem, ele carregava Pio XI para celebrar seu 50º como sacerdote. O carro, um presente da Graham-Paige Motors, de Detroit, nos EUA, foi o primeiro veículo papal a ser pintado de preto
6/32
Mercedes-Benz Nürburg 1930 - Pio XI
Ao longo dos anos, a Mercedes-Benz entregou muitos veículos ao Vaticano. Este Nürburg 460 foi dado a Pio XI em 1930. Semelhante às carruagens papais do século passado, o carro teve uma pomba bordada no forro do telhado e um cadeira do tipo trono para o pontífice.
O tal trono foi equipado com botões para permitir que o Papa se comunicasse com seu motorista, sinalizando comandos como "vire à esquerda", "dirija mais rápido" ou ainda "vamos para casa"
7/32
Mercedes-Benz 300d 1960 - Papa João XXIII
O Mercedes usado por João XXIII também tinha trono com controles. Mas estes regulavam o ar-condicionado e apenas 'chamavam' o motorista. Ao contrário do Nürburg, este 'Papamóvel' foi concebido para que o pontífice tivesse mais contato com os fiéis. As janelas dos bancos traseiros podiam ser abaixadas e até removidas. Quando o teto do veículo era aberto, o Papa conseguia ficar de pé para abençoar as multidões
8/32
Lincoln Continental 1964 - Papa Paulo VI
O veículo foi escalado para transportar o Papa Paulo VI por Nova York em uma visita em 1965. A mesma unidade também 'desfilou' com os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin após chegaram do espaço. A limusine foi comprada em um leilão por US$ 220 mil, algo em torno de R$ 900 mil, em 2011. O proprietário, que não quis se identificar, emprestou o carro para o Museu Americano do Carro, em Tacoma, nos Estados Unidos
9/32
Mercedes-Benz 600 Pullman 1965 - Papa Paulo VI
O sucesso do Mercedes 300d levaram à escolha de um veículo semelhante: um Mercedes-Benz 600 Pullman. O teto do modelo foi deslocado um pouco mais para o alto para que o Papa ficasse de pé e ainda conseguisse se apoiar. Este 'Papamóvel' contou com um único assento e duas cadeiras dobráveis para escoltas do pontífice
10/32
Fiat Campagnola 1973 - Papa João Paulo II
O Papa João Paulo II estava a bordo de um Fiat Campagnola 1973 quando sofreu um atentado, em 13 de maio de 1981. O pontífice foi baleado no abdômen, na mão esquerda e no braço direito. O incidente teria início a grandes mudanças na segurança papal, especialmente no projeto do 'Papamóvel', quase sempre conversível
11/32
Citroën SM 1974 - Papa Paulo VI
A SM foi o modelo pioneiro da Citroën quando se fala em tração dianteira. O veículo tinha um motor Maserati e seis faróis. Dois deles tinham os fachos comandados pelo volante. Em comerciais da empresa francesa, o sorridente João Paulo II acenava de dentro de um SM
12/32
Ford Série D 1979 - Papa João Paulo II
Usado em 1979 durante a viagem de João Paulo II à Irlanda, o veículo de 15 lugares foi transformado em um "ônibus de festa" muitos anos depois
13/32
FSC Star 1979 - Papa João Paulo II
Durante a primeira visita à sua terra natal, a Polônia, o Papa João Paulo II usou esse 'Papamóvel' blindado, com estrutura que fica no topo de um caminhão. O veículo foi visto por alguns como uma demonstração de poder aos soviéticos, que governavam o país na época
14/32
Mercedes-Benz 230-G 1980 - Papa João Paulo II
A 230-G introduziu o atual desenho do 'Papamóvel', com um compartimento transparente que abriga o pontífice. A cúpula, feita de plástico transparente e removível, foi posteriormente modificada com vidros à prova de balas e permanentemente afixada para atender aos padrões de segurança mais elevados após a tentativa de assassinato de João Paulo II
15/32
Range Rover State Review Car 1982 - Papa João Paulo II
Este 'Papamóvel' foi um dos dois carros utilizados por João Paulo II em 1982, durante uma visita à Inglarerra. O habitáculo tinha capacidade para quatro passageiros e a segurança era reforçada: os para-choques dianteiros, traseiros e os vidros eram blindados
16/32
Leyland Constructor 1982 - Papa João Paulo II
Este veículo off-road de 24 toneladas foi usado pelo líder católico durante uma visita à Inglaterra. Tem motor seis cilindros a diesel de 154 cv. Seu projeto inclui vidros à prova de bala
17/32
Seat Panda 1982 - Papa João Paulo II
Este veículo foi um dos menores 'papamóveis' da história. João Paulo II utilizou o modelo em 1982, em sua primeira visita à Espanha
18/32
GMC Sierra 1984 - Papa João Paulo II
Uma picape GMC foi a base para este veículo usado na viagem do Papa ao Canadá, em 1984. A parte de trás do veículo, que pesa cinco toneladas, tinha carpete vermelho e capacidade para carregar até 10 pessoas
19/32
Mercedes-Bens 500 SEL 1985 - Papa João Paulo II
Substituto de uma limousine 1965, este modelo foi equipado com um enorme teto solar elétrico para que o Papa pudesse acenar para a multidão
20/32
Mercedes-Benz 608 1987 - Papa João Paulo II
Esta espécie de van da Mercedes foi usada em 1987 durante uma viagem de João Paulo II ao Chile. Na ocasião, o líder discursou contra o regime de Augusto Pinochet
21/32
Ferrari Mondial 1988 - Papa João Paulo II
Em visita a fábrica da Ferrari em Maranello, na Itália, o Papa optou por um passeio neste conversível. Mais tarde, uma Ferrari Enzo 2005 foi dada a João Paulo II e vendida em leilão em seguida. A renda foi revertida às vítimas do tsunami na Indonésia
22/32
Peugeot 504 1988 - Papa João Paulo II
O 504 transportou João Paulo II no Paraguai em 1988. O Papa Francisco utilizou o mesmo veículo durante sua última visita ao país
23/32
Mercedes-Benz Classe S Conversível 1997 - Papa João Paulo II
Este Mercedes-Benz foi o terceiro criado no estilo 'Landaulet', para ajudar o pontífice a entrar e sair do veículo mais facilmente. O carro, de 320 cv e transmissão automática de cinco marchas, tinha um trono e mais dois assentos dobráveis para os assessores e convidados
24/32
Ônibus 1999 - Papa João Paulo II
Milhões de pessoas saíram nas ruas da Cidade do México, no México, para saudar João Paulo II, que acenava de dentro deste ônibus com janelas de vidro. Depois que o pontífice faleceu, o ônibus foi transformado em um memorial móvel
25/32
Mercedes-Benz ML340 2002 - Papa João Paulo II
Modelos antigos serviram de inspiração para a criação deste Classe M. As janelas ao redor do trono foram feitas a partir de um tipo especial de plástico. O veículo da Mercedes circulou pela primeia vez no Dia Mundial da Juventude de Toronto, no Canadá, em 2002
26/32
Mercedes-Benz G Wagon - Papa João Paulo II
O veículo foi criado a pedido do Papa, que queria um modelo 'sem teto' para ser usado em dias de sol. O modelo off-road é equipado com para-brisas dobrável e um corrimão. Foi utilizado por várias vezes pelo pontífice, que saía à Praça de São Pedro dando sua bênção
27/32
Jeepney 2014 - Papa Francisco
Em uma viagem para as Filipinas, o Papa Francisco usou este Jeepney, conhecido por ser usado como transporte público no país
28/32
Hyundai Santa Fe 2014 - Papa Francisco
Como piada do dia 1º de abril, a Hyundai chegou a anunciar que o papa andaria em um 'papamóvel' i10, um subcompacto da marca. Seis anos depois, o Papa Francisco andou em um Santa Fe pela Praça de São Pedro
29/32
Jeep Wrangler 2015 - Papa Francisco
O Papa escolheu um Jeep Wrangler para sua visita aos Estados Unidos, modelo semelhante ao que ele usou recentemente no Equador. O jipe tem uma espécide de 'escudo protetor' sobre a parte superior da plataforma, mas é aberto dos lados para saudar os fiéis
30/32
Isuzu D-Max - Papa Francisco
A viagem de Francisco às Filipinas também contou com esta Isuzu, personalizada com um trono de couro italiano
31/32
Renault 1984 - Papa Francisco
Uma das características mais marcantes do Papa Francisco é pregar a humildade. O pontífice se locomove ao redor do Vaticano em um Renault 1984
32/32
Kia Sedona 2015 - Papa Francisco
O Papa Francisco utilizou um Sedona e um Soul, ambos da Kia, durante uma visita à Coreia do Sul