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Movida inclui carro elétrico para aluguel
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Movida inclui carro elétrico para aluguel

Parceria com a Nissan possibilita à Movida ser a única locadora a disponibilizar o hatch Leaf na frota; contratos podem ser feitos por pessoas físicas e empresas

Vagner Aquino

06 de nov, 2020 · 6 minutos de leitura.

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Crédito:Movida/Divulgação
Movida

A partir da segunda quinzena de novembro, o Nissan Leaf estará disponível para aluguel eventual e de longo prazo na frota da Movida. A iniciativa, voltada a clientes corporativos e pessoas jurídicas objetiva ampliar a mobilidade elétrica no País e, ainda, reduzir as emissões de poluentes.

De acordo com Renato Franklin, CEO da Movida, a princípio, serão ofertadas 50 unidades do Leaf nas “principais praças do Brasil (leia-se as capitais de Rio de Janeiro e São Paulo)“. “E este volume é só o início. Acreditamos que, ao estimular a demanda, também contribuiremos para fomentar esse mercado (de carros elétricos), desmistificando o uso, diminuindo custos e melhorando a rede de carregamento”.

Essas são algumas das vantagens do aluguel de modelos elétricos, segundo a empresa. Afinal, é necessário que o cliente brasileiro possa experimentar o carro elétrico em situações além de um simples test-drive.

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Para Fernando Trujillo, consultor da IHS Markit, o acordo exclusivo entre a Movida e a Nissan, atende a uma parcela de pessoas preocupadas com o meio ambiente e que, no entanto, passam a ter a oportunidade de usar um veículo com zero emissões por um determinado período sem, necessariamente, ter que desembolsar mais de R$ 200 mil na compra do modelo.

“Para a Movida, ser a única locadora do País a contar com o Leaf na frota é uma boa jogada de marketing. Assim, evidencia seu posicionamento em relação ao futuro. É um nicho de mercado que a coloca como uma empresa sustentável, capaz de atrair entusiastas e curiosos por novos modelos, principalmente, elétricos”, argumenta Trujillo.

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Vantagens extras

Com a ação, a Nissan reforça, acima de tudo, que seu projeto de eletrificação no Brasil vai além de comercializar o Leaf. Para a fabricante, a ideia é desenvolver a cultura da mobilidade elétrica no País por meio de ações e projetos que incentivem o uso desse tipo de veículo. O apoio a estudos, igualmente, é uma das bandeiras levantadas pela fabricante.

“Esta parceria marca um novo passo em nosso projeto de eletrificação no Brasil. Em 2012, inauguramos uma frota experimental de táxis no Rio de Janeiro e em São Paulo. No ano passado, bem como, iniciamos a comercialização da nova geração do Leaf por no País”, relembra Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

O Nissan Leaf

Adquirido pela Movida com exclusividade até 2021, o Leaf é o primeiro veículo zero emissão 100% elétrico comercializado em massa no mundo. No mercado desde 2010, o hatch já soma, portanto, mais de 500 mil unidades produzidas. É vendido em 50 países.


O hatch elétrico gera 149 cv (110 kW) de potência máxima e autonomia de 389 quilômetros. Como tecnologia, destaque para o e-Pedal, que acelera, desacelera e para o carro apenas com o uso do pedal do acelerador. O sistema, porém, pode ser desabilitado. Lançado por aqui em 2019 e, hoje, custando R$ 209.990, o Leaf chega aos 100 km/h em 7,9 segundos. A velocidade máxima é de 144 km/h.

Outras ações da Movida no Brasil

Além de disponibilizar o aluguel do Leaf, a Movida vem investindo em soluções de mobilidade elétrica há mais de quatro anos. Entre as ações, em síntese, está a implantação do tuk tuk elétrico em Vitória (ES), no começo deste ano. Em 2017, a empresa começou a disponibilizar trikkes elétricos na orla do Rio de Janeiro (RJ).

“A redução da emissão de carbono é um dos nossos principais compromissos. Seremos uma empresa carbono neutro até 2030 e carbono positivo até 2040. A chegada do carro elétrico, com certeza, é uma importante etapa nesta direção”, conclui o executivo.


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