Michel Escanhola
Na primeira quinzena deste mês foram vendidos 140.585 automóveis e comerciais leves no Brasil. Isso representa uma alta de 5,6% em comparação com o mesmo período de agosto e 8,1% ante os primeiros quinze dias de setembro de 2009, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias. O Chevrolet Celta, por exemplo, que fechou agosto como o quarto modelo mais vendido do País, tomou o terceiro lugar do Corsa Sedan. O hatch teve 6.816 unidades emplacadas, 124 a mais que o “irmão” (a GM soma as vendas do sedã Corsa às do Classic).
O Renault Sandero é outro em ascensão nesta quinzena. Com 3.490 unidades comercializadas, ficou em nono lugar entre os mais vendidos e deixou para trás até o VW Voyage, que registrou 3.286 emplacamentos. Mas o que foi bom para alguns não fez tão bem para outros. Entre os modelos que despencaram no ranking mensal, o Peugeot 207 e o Ford EcoSport foram os que apresentaram as quedas mais acentuadas. O hatch Peugeot, que em agosto foi o 15º mais vendido, fechou a primeira quinzena na 22ª posição, com 1.475 emplacamentos. Já o utilitário-esportivo Ford está este mês em sexto lugar, com 1.227 unidades. Há quinze dias o EcoSport era o terceiro.
Segundo especialistas em varejo, os números da primeira quinzena podem ficar bem distantes do montante total de setembro, pois o feriado prolongado da Independência, no dia 7, prejudicou o movimento nas lojas.
Ameaça real
Quando a Fiat lançou o novo Uno, em maio, a meta era clara: destronar o VW Gol do posto de mais vendido do País. Ainda não deu, mas o novato está quase lá. Nesta quinzena o hatch Fiat acumulou 11.613 unidades e ficou apenas 242 carros atrás do rival. No mês passado, o compacto da Volkswagen ficou 1.761 unidades à frente do Uno.