Diego Ortiz

18/03/2019 - 3 minutos de leitura.

O que vai mudar nos carros de entrada em 2019

Chegadas de novas tecnologias e equipamentos obrigatórios por lei vão agitar o segmento dos compactos

Chevrolet Prisma 2020 Crédito: Crédito: Governo Chinês/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O mercado de carros de entrada, dominado pelos compactos, vai sofrer uma séria revolução neste ano. Novas gerações de modelos líderes, como o Chevrolet Onix e Prisma e o Hyundai HB20 (este último mais para uma reestilização severa), vão colocar no mercado opções de tecnologia e segurança que vão mudar o patamar do consumidor de base.

Um das mudanças, que nenhum carro vai conseguir escapar, é entrada obrigatória do controle de estabilidade em carros a partir do início de 2020. Então, até por escala, carros novos que chegarem ainda este ano terão o dispositivo, que já é obrigatório nos Estados Unidos há mais de 10 anos.

O ESP serve para não deixar o carro sair da trajetória em uma curva mais fechada ou em uma mudança brusca de direção.

Continua depois do anúncio

Outra novidade mais tecnológica é que o Onix será o primeiro carro de entrada a ter internet 4G a bordo. Isso vai obrigar os concorrentes a correr atrás de colocar também o sistema, deixando os carros mais conectados. Um passo importante para o consumidor brasileiro ir se acostumando com a chegada de carros autônomos.

Tanto Onix quanto HB20 vão crescer de tamanho por dentro. Isso significa mais conforto para o motorista e passageiro. Isso, mais uma vez, sobe a régua dos compactos, deixando modelos menores como Nissan March e Fiat Uno, por exemplo, em grande desvantagem.

A turboalimentação de motores menores também é um caminho sem volta. Com a adoção deste tipo de motor no Onix e Prisma, líderes absolutos do mercado, as outras montadores terão que oferecer algo similar em breve para ter o mesmo nível de competição. Fiat, Ford, Nissan e Renault terão que correr atrás do prejuízo. Só mesmo a Volkswagen não tem o que temer com seu belo trabalho feito no 1.0 TSi.


Carros para comprar até R$ 80 mil

Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Ver agora