O Fit está na contramão do mercado, que amargou queda de 7,4% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves em agosto ante julho. O monovolume da Honda, cuja nova geração chegou às lojas do País em abril, foi o maior destaque do ranking de vendas ao somar 4.880 unidades no mês passado, com alta de 8,9% em relação ao período anterior.
Outro destaque foi o Sandero. Também reestilizado recentemente, o Renault saltou de 5.425 unidades vendidas em julho para 7.278 em agosto, alta de 34%. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País.
Continua depois do anúncioO Palio, por sua vez, permaneceu no topo do ranking pelo terceiro mês consecutivo – é a primeira vez que isso acontece em mais de dez anos. Apesar disso, a Fiat vendeu 1.684 unidades a menos do hatch ante julho.
A diferença do líder para o segundo colocado, Gol, foi de meros 107 carros. O Volkswagen permanece como o carro mais vendido do País no acumulado do ano (confira a lista nos quadros à direita).
Uno e Onix são protagonistas de uma acirrada disputa pela quarta posição no ranking. No mês passado, as vendas do Chevrolet recuaram 26,6% em relação aos números de julho. O hatch mineiro da Fiat, por sua vez, que acaba de ganhar um “tapa” no visual, teve 637 emplacamentos a mais que o modelo gaúcho da Chevrolet.
Baixa
Do segmento de minivans, que vem sofrendo com a crescente perda de interesse do consumidor nos últimos anos, a Spin não está nada bem. No mês passado, as vendas do modelo da Chevrolet recuaram 11,4% ante julho.
Entre os modelos de entrada, o Up!, uma das maiores apostas recentes da Volkswagen, ainda não conseguiu sequer fazer parte da lista dos “dez mais”. E não parece que chegará lá tão cedo. Em agosto, seus emplacamentos recuaram 9,3% ante julho.
Kia Sportage e BMW Série 3 são destaques
Se entre os veículos nacionais as vendas não andam bem, no caso dos importados o cenário tem sido diferente. Os números divulgados pela Abeifa, entidade que reúne as principais marcas estrangeiras sem fábrica no Brasil, mostra que Kia, BMW e Land Rover, por exemplo, não têm do que reclamar.
Da sul-coreana, o Sportage emplacou 910 unidades em agosto – alta de 11,2% em relação a julho. Das marcas da Abeifa, o utilitário-esportivo é o importado mais vendido do Brasil.
O sedã Série 3 aparece na vice-liderança, com 609 vendas no mês passado e crescimento de 10,9% ante julho. O terceiro do ranking é o Land Rover Range Rover Evoque, com 536 vendas e alta de 10,6%,
Em agosto, as 28 marcas filiadas à associação emplacaram 7.338 veículos, queda de 0,6% ante julho. Na comparação com o mesmo mês de 2013, quando as vendas somaram 10.282 carros, o recuo chega a 28,6%.
Para o presidente da Abeifa, Marcel Visconde, apesar desse cenário, o mercado está se preparando para ensaiar uma recuperação. Ele acredita que o Salão de São Paulo, que abre ao público no fim de outubro, ajudará a reaquecer as vendas.
“O segundo semestre deverá seguir a regra e registrar melhores resultados do que o primeiro. E o Salão do Automóvel contribui para impulsionar os lançamentos e estimula o consumo”, afirma Visconde.