Após um reposicionamento de marca que tem gerado críticas, inclusive comentários de Elon Musk, a Jaguar fez um apelo para seu público. “Confie e não julgue de imediato”, publicou a marca em meio às críticas. A renovação, de acordo com a Jaguar, será o maior salto em seus 102 anos de história. Como parte da reformulação, a montadora britânica revelou um novo logotipo, além de uma campanha digital que gerou controvérsia. O reposicionamento vem antes de seu relançamento oficial como uma marca de veículos.
O vídeo teaser da campanha tem 30 segundos de duração. As maiores críticas são com relação a apresentação de modelos em roupas de cores chamativas. Nenhum carro aparece no vídeo promocional. Além disso, o novo logotipo da Jaguar, agora estilizado como “JaGUar”, também chamou a atenção. Nas redes, eles questionam como uma fabricante de carros pode promover uma campanha sem destacar seus principais produtos. Entre as respostas, estavam comentários como: “Isso é uma piada?” e “Vende carros?”. Este último, uma provocação do dono da Tesla.
Por outro lado, há também elogios à ousadia da marca. Os que gostaram da renovação, dizem que a Jaguar foi corajosa por desafiar padrões e, assim, gerar debate sobre o assunto. A empresa admitiu que esperava reações mistas e até as desejava, como parte da estratégia. “Viver é evoluir”, respondeu em algumas críticas online.
Nos últimos anos, a marca tem enfrentado dificuldades, tornando-se o ponto mais fraco dentro do grupo Jaguar Land Rover (JLR), controlado pela Tata Motors. Enquanto modelos como o Range Rover e o Defender comandam os lucros da JLR.
A empresa prometeu mais detalhes em breve sobre os motivos por trás das mudanças. “Logo vocês verão as coisas do nosso jeito”.