"Não julgue de imediato", diz Jaguar sobre reposicionamento

Desde que anunciou "renascimento", Jaguar enfrenta críticas nas redes sociais, inclusive um comentário de Elon Musk, dono da Tesla

Por Crisley Santana 01 de dez, 2024 · 3m de leitura.

Após um reposicionamento de marca que tem gerado críticas, inclusive comentários de Elon Musk, a Jaguar fez um apelo para seu público. “Confie e não julgue de imediato”, publicou a marca em meio às críticas. A renovação, de acordo com a Jaguar, será o maior salto em seus 102 anos de história. Como parte da reformulação, a montadora britânica revelou um novo logotipo, além de uma campanha digital que gerou controvérsia. O reposicionamento vem antes de seu relançamento oficial como uma marca de veículos.

O vídeo teaser da campanha tem 30 segundos de duração. As maiores críticas são com relação a apresentação de modelos em roupas de cores chamativas. Nenhum carro aparece no vídeo promocional. Além disso, o novo logotipo da Jaguar, agora estilizado como “JaGUar”, também chamou a atenção. Nas redes, eles questionam como uma fabricante de carros pode promover uma campanha sem destacar seus principais produtos. Entre as respostas, estavam comentários como: “Isso é uma piada?” e “Vende carros?”. Este último, uma provocação do dono da Tesla.

Jaguar/Divulgação

Por outro lado, há também elogios à ousadia da marca. Os que gostaram da renovação, dizem que a Jaguar foi corajosa por desafiar padrões e, assim, gerar debate sobre o assunto. A empresa admitiu que esperava reações mistas e até as desejava, como parte da estratégia. “Viver é evoluir”, respondeu em algumas críticas online.

Nos últimos anos, a marca tem enfrentado dificuldades, tornando-se o ponto mais fraco dentro do grupo Jaguar Land Rover (JLR), controlado pela Tata Motors. Enquanto modelos como o Range Rover e o Defender comandam os lucros da JLR.

A empresa prometeu mais detalhes em breve sobre os motivos por trás das mudanças. “Logo vocês verão as coisas do nosso jeito”.


O Jornal do Carro também está no Instagram!