Bose/Divulgação

Nem BYD, nem Porsche; suspensão à prova de buraco estreou em Lexus há 20 anos

Suspensão ativa da Bose tinha nível inigualável de conforto e estabilidade, e equipou sedã da Lexus durante a fase de testes

Por Rodrigo Tavares 24 de jan, 2025 · 3m de leitura.

O principal atrativo em esportivos da atualidade, além da potência e tecnologia, está nas modernas e sofisticadas suspensões ativas. Um desses exemplos mais recentes é a suspensão Active Ride do novo Porsche Panamera, que o JC conheceu recentemente, ou mesmo a Disus-X do YangWang U9, o superesportivo da BYD, que permite ao modelo ‘pular’ sobre obstáculos. Mas saiba que nada disso é novidade, e apareceu primeiro em um Lexus.

BYD U9
Vagner Aquino/Estadão

Não leve a mal, embora seja incrível uma suspensão ativa que evite enjoos ou mesmo possa saltar até 6 metros de altura, não trata-se de algo inédito. Na verdade, essa tecnologia foi desenvolvida pela empresa americana Bose entre 1980 e 2004, na esperança de que revolucionasse o mercado de modelos de luxo. Especializada em equipamentos de som, trabalhou secretamente no projeto, que usou até mesmo um Lexus LS400 como cobaia.


No vídeo acima, é possível ver como o sistema da Bose funciona. A demonstração técnica realizada em 2004 revelou ao mundo o quão avançado era o sistema. Entretanto, apesar do avanço tecnológico que a suspensão promovia, seu custo de produção era igualmente alto, e assim nunca chegou à fase de produção em massa.

Por fim, a tecnologia não se perdeu completamente. O uso da suspensão ativa da Bose acabou indo parar em sistemas de amortecimento dos bancos de grande caminhões, que ajudam o motorista a lidar com longas distâncias. Portanto, sempre que você ouvir falar em suspensão ativa, saiba que nada disso é novidade.


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