Durante o Festival Interlagos 2024, em agosto, a Neta Auto anunciou sua chegada ao Brasil com toda a pompa e circunstância, prometendo iniciar suas operações em setembro. A marca chinesa, contudo, informa que os planos precisaram ser adiados por conta de problemas burocráticos e atrasos na homologação de seus carros. Assim, a pré-venda dos modelos Aya e X agora está programada para iniciar no dia 1o de novembro, com as primeiras entregas agendadas para dezembro. Mas as vendas não serão feitas em concessionárias, e sim em lojas em shoppings.
Isso porque, de acordo com reportagem do site Auto+, diversos concessionários acabaram desistindo de comercializar os veículos da Neta por aqui devido ao atraso no início das operações. Além disso, muitas das parcerias melaram porque, conforme contrato entre as partes, os revendedores terão de assumir a responsabilidade de futuros reparos caso a montadora decida sair do País. Por sua vez, a Neta garante que terá 30 lojas ainda em 2024, atingindo 70 no ano que vem.
Mas os planos podem não se concretizar, assim como aconteceu com a Omoda & Jaecoo, por exemplo. Também chinesas, as marcas subsidiárias da Chery deveriam ter estreado em solo nacional em agosto. Mas no mesmo Festival Interlagos, o grupo anunciou que as vendas devem começar apenas no primeiro trimestre de 2025. O motivo do atraso? Questões burocráticas e problemas na homologação dos carros. Parece familiar? Desse modo, existe a possibilidade de que a Neta comece a operar por aqui apenas no ano que vem.
Quais serão os carros da Neta no Brasil?
A princípio, a Neta terá dois SUVs elétricos no País. O primeiro será o compacto Aya, com 4,07 metros de comprimento, 1,54 m de altura, 1,69 m de largura, 2,42 m de entre-eixos e porta-malas de 335 litros. Seu motor rende de 95 cv e 15,3 mkgf. A autonomia é de até 263 km, conforme dados do Inmetro. Serão duas versões: Comfort, de R$ 124.990, e Luxury, por R$ 134.990. Na lista de equipamentos, destaque para central multimídia de 14,6”, carregador de celular por indução e sistemas de assistência como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Já o X medidas um pouco maiores que as do BYD Yuan Plus, por exemplo. São 4,62 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,63 m de altura, 2,77 de entre-eixos e o porta-malas leva 508 litros. Seu motor entrega 163 cv e 21,4 mkgf. Há três versões, sendo que a 400 tem bateria de 52,5 kWh e 258 km de alcance, enquanto 500 e 500 Luxury recebem bateria de 64,1 kWh e podem rodar até 317 km. A lista de equipamentos traz seis airbags, carregador por indução, teto panorâmico e multimídia de 15,6”. A 400 custa R$ 194.900, enquanto a 500 sai por R$ 204.900 e a 500 Luxury vale R$ 214.900.
Há ainda um terceiro modelo prometido para o Brasil, dessa vez um esportivo. O GT deve desembarcar mais à frente, mas já teve alguns detalhes revelados. O sedã tem 4,71 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,41 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. Entre os itens de série, destaque para a gigantesca tela de 17,6″ da central multimídia e teto panorâmico de vidro. Serão duas versões: RWD (tração traseira), que não tem os dados técnicos definidos, ou AWD (tração integral), que entrega 394 cv e 63,2 mkgf. Os preços, contudo, ainda não foram divulgados.
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