Você está lendo...
Neto do fundador da VW pede demissão
Mercado

Neto do fundador da VW pede demissão

Ferdinand Piëch, descendente de Ferdinand Porsche, era também presidente do conselho administrativo

26 de abr, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Neto do fundador da VW pede demissão
O presidente da empresa, Winterkorn (esquerda), estaria se desentendendo com Piëch

Neto de Ferdinand Porsche, criador do Fusca e fundador da Volkswagen, Ferdinand Piëch pediu demissão da empresa. Ele era presidente do conselho administrativo e será presidido, interinamente, pelo vice, Berthold Huber. Sua esposa, Ursula, era integrante do conselho, também se desligou da empresa.

A história de Piëch na Volkswagen é longa e cheia de altos e baixos. Ex-presidente executivo da empresa – além de acionista do grupo -, o alemão é considerado o responsável pela aquisição de diversas marcas, que fazem da empresa o maior conglomerado automotivo do mundo – embora, em vendas, a líder global seja a Toyota.

Publicidade


Entre as marcas do Grupo Volkswagen estão Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat e Ducati.

Por outro lado, ele é também o mentor de projetos polêmicos. Entre eles está do protótipo que promete ser um dos mais econômicos do mundo, o XL1, cujo desenrolar é incerto. Outra “contribuição” de Piëch fica por conta do sedã de alto luxo Phaeton, que foi um estrondoso fracasso. Agora, este projeto está voltado para o mercado chinês, a fim de tentar colher os frutos que não conseguiu na Europa e nos Estados Unidos.

Por isso, a saída do empresário de 78 anos é tratada pela imprensa europeia como o início de uma “nova era” para o Grupo Volkswagen.


BASTIDORES

Há diversos rumores, publicados na imprensa da Europa, sobre o anúncio da saída de Piëch. O mais forte é de que, na verdade, seu pedido de demissão tenha sido forçado por causa de uma guerra interna com o presidente executivo da empresa, Martin Winterkorn, seu ex-aliado.

Piëch e Winterkorn estariam se desentendendo. Há cerca de duas semanas, o próprio Piëch declarou à revista alemã Der Spiegel que havia se distanciado de Winterkorn.


O atual presidente executivo era cotado para suceder Piëch – do qual tinha todo apoio – no comando do conselho administrativo. O destino de Winterkorn na Volkswagen, no entanto, havia se tornado incerto após o distanciamento.

Deixe sua opinião