A Nissan levou dois novos carros-conceituais elétricos ao Salão de Xangai, que vai até quinta-feira (27). O Max-Out e um conversível o Arizon, um SUV. Inicialmente, este foi projetado para o mercado chinês. Porém, nada impede que o modelo se transforme em um produto global. Além disso, a marca iniciou a venda do crossover X-Trai e-Power no país asiático.
Segundo a Nissan, o conceito Arizon foi criado por uma equipe chinesa. Além disso, uma das bases foi a experiência da marca com carros elétricos. Por isso, o modelo utiliza a plataforma CMF, específica para esse tipo de modelo. Assim, privilegia o centro de gravidade baixo, algo importante em SUVs.
Ampla cabine tem acesso por portas sem coluna
Entre os destaques do Arizon está o visual futurista. Nesse sentido, contribuem a falta de coluna central. Além disso, as portas traseiras são do tipo suicida. Ou seja, a abertura é em sentido contrário ao das convencionais. Além disso, o teto é de vidro e tem função de escurecimento automático.
Conforme a Nissan, também há novo assistente pessoal, batizado de Eporo. O sistema pode interagir com os passageiros simulando um ser humano. Assim, fornece dados como tempo e temperatura, por exemplo. Há ainda iluminação interativa, que identifica pessoas. Da mesma forma, adapta o veículo para atender as demandas dos usuários.
No mesmo sentido, a iluminação interna pode mudar de acordo com o modo escolhido pelo motorista, por exemplo. A Nissan informa que o modelo foca o mercado chinês. Porém, nada impede que sua versão de produção seja um carro global. Aliás, a expectativa é de que Arizon sirva de base para um novo SUV. Porém, ainda não há nenhuma informação a esse respeito.
Por fim, outro destaque da marca no salão chinês é carro-conceito Max-Out. Assim, o conversível elétrico tem desenho futurista e aerodinâmico e tração nas quatro rodas. Além disso, a Nissan anunciou o início das vendas do crossover X-Trail e-Power híbrido na China.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!