Embora seja reconhecida pelo pioneirismo com o mercado de elétricos, como o lançamento do Leaf em 2009, a Nissan não tem muitos elétricos em seu line-up global, por exemplo. Nos EUA, sua principal aposta é o SUV Ariya, mas por enquanto é apenas isso. A marca tem muitos momentos de tentativa e erro, e agora, tem mais um produto recém-cancelado.
Segundo o Automotive News, foi noticiado que a Nissan decidiu não construir um crossover elétrico subcompacto na planta de Canton, Mississipi. O modelo teria o codinome PZ1L e seria maior que o Leaf, mas menor que o SUV Rogue, por exemplo. Embora o mercado americano fique sem o tal modelo, ele pode acabar construído na Europa, mais precisamente na fábrica da empresa em Sunderland, na Inglaterra.
Contudo, a Nissan ainda tem planos de construir outros dois crossovers elétricos em sua fábrica nos EUA. Brian Brockman, da Nissan, disse ao portal americano que a empresa quer se concentrar nos outros EVs que terão produção no Mississippi. Ele sugeriu que eles acabam mais adequados para o mercado dos EUA e venderão em volumes maiores.
Novas diretrizes americanas podem atrasar eletrificação da Nissan no país
Entretanto, embora ainda haja algumas questões, acredita-se que a adoção mais lenta do que o esperado de veículos elétricos tenha desempenhado um papel na decisão. O retorno do presidente Donald Trump à Casa Branca também adicionou muita incerteza, pois prometeu “acabar com o Green New Deal” e “revogar o mandato de veículos elétricos”.
Além disso, outras decisões contrárias ao mercado de elétricos podem atrasar ainda mais os planos da empresa. O mandatário americano também deve tentar eliminar o crédito tributário de US$ 7.500 (cerca de R$ 44 mil) para veículos limpos, o que tornaria os modelos elétricos significativamente mais caros, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!