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Nissan cortará 12.500 empregos após colapso de lucro trimestral
Mercado

Nissan cortará 12.500 empregos após colapso de lucro trimestral

Maior número de cortes de empregos será em áreas que tinham foco na produção de veículos compactos dentro do plano Power 88

Naomi Tajitsu, da; REUTERS e José Antonio Leme

25 de jul, 2019 · 3 minutos de leitura.

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empregos
Crédito:Aly Song/REUTERS

A Nissan revelou seu maior plano de reestruturação em uma década, cortando quase um décimo de sua força de trabalho e sinalizando possíveis fechamentos de fábricas para controlar os custos, que incharam quando Carlos Ghosn foi presidente-executivo.

Os cortes anunciados nesta quinta-feira seguiram o colapso do lucro trimestral da Nissan, destacando como uma crise - provocada por vendas fracas e custos crescentes - está se aprofundando na segunda maior montadora do Japão, após um escândalo de má conduta financeira de Ghosn. Ele negou as acusações.

A Nissan reduzirá pelo menos 12.500 posições globalmente até março de 2023 - seus cortes de empregos mais profundos desde 2009 - e reduzirá a capacidade de produção, principalmente de carros compactos em usinas subutilizadas no exterior. A medida vai reduzir sua linha de produtos em cerca de 10%, disse o presidente-executivo, Hiroto Saikawa.

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Carros que parecem mais antigos que são:

“Estamos focando principalmente em locais onde fizemos investimentos para produzir carros compactos sob o plano Power 88”, disse Saikawa a repórteres em uma reunião na sede da Nissan, referindo-se a uma agressiva estratégia de crescimento liderada por Ghosn em 2011 para conquistar 8% do mercado mundial e uma margem operacional de 8%.

Saikawa disse que um total de 14 instalações seriam afetadas. Aproximadamente metade dos cortes de empregos anunciados até agora custaram à empresa cerca de 40 bilhões de ienes, e outras demissões podem custar aproximadamente o mesmo, disse o vice-presidente financeiro, Hiroshi Karube.


O lucro operacional da Nissan no primeiro trimestre afundou 98,5%, para 1,6 bilhão de ienes (14,8 milhões de dólares), sua pior performance desde um prejuízo no trimestre encerrado em março de 2008.

A Nissan do Brasil diz que os cortes anunciados não afetam as operações do Brasil na fábrica de Resende (RJ).


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