A Nissan vai aos poucos parar de usar motor diesel em seus carros de passeio na Europa. A japonesa vai priorizar motorizações a gasolina, híbridos e elétricos nos próximos anos. Ainda não há uma data para o fim dos Nissan a diesel, mas a transição será feita gradualmente.
Segundo um porta-voz da marca, os motores a diesel continuarão sendo oferecidos por mais algum tempo. Atualmente, a marca usa propulsores fornecidos pela Renault, com 1,5, 1,6 e 2,0 litros. Eles equipam March, Pulsar, Juke, o aclamado Qashqai e o X-Trail, além das picapes e vans comerciais da marca.
Na Europa, os carros a diesel ainda representaram quase 50% das vendas, mas a preferência deve diminuir. Desde o início do ano, as vendas caíram sensivelmente em alguns países, e devem continuar baixando até o fim do ano.
Opiniões contrárias
Ao contrário da Nissan, várias fabricantes já reafirmaram que continuarão investindo nos motores diesel. A Volkswagen apresentou recentemente uma nova linha de motores TDI acoplado a motores elétricos. A Mercedes-Benz também deverá continuar aprimorando seus motores diesel, inclusive com os mesmos motores da Renault que a Nissan deverá parar de usar.