A Nissan fará testes de veículos autônomos para seu serviço de transporte privado a partir do ano que vem no Japão. O projeto será realizado em parceria com a empresa DeNA, fabricante de software de jogos eletrônicos.
A Reuters publicou que as duas companhias vão promover duas semanas de testes em Yokohama, em março de 2018. Os condutores vão utilizar um aplicativo desenvolvido pela DeNA para comandar um Nissan Leaf autônomo. O carro levará os passageiros a destinos pré-determinados.
De acordo com as empresas, se o teste for bem-sucedido, o serviço de carros autônomos para transporte privado poderá ser lançado no Japão no início da próxima década.
Embora a DeNA não tenha tanta experiência no setor automotivo, a companhia tem colaborado com a Nissan nesse projeto desde o ano passado. Além disso, a empresa já se envolveu em outros serviços de autocondução no Japão, como o desenvolvimento de uma frota de ônibus para idosos em comunidades rurais.
VEJA TAMBÉM: SETE TECNOLOGIAS QUE ESTARÃO NOS CARROS EM CINCO ANOS
1/7
100% AUTÔNOMOS
O mundo dos automóveis vai ganhar novidades importantes num futuro próximo, com novas tecnologias que irão transformar a interação entre homem e máquina para sempre. Uma das mais importantes será o sistema autônomo, que vai tomar conta do carro enquanto o motorista relaxa ou realiza outras atividades enquanto o veículo se desloca por uma rodovia, por exemplo. Os primeiros chegarão já em 2020, daqui três anos apenas.
2/7
ESTACIONAMENTO AUTÔNOMO
Junto com a condução autônoma, os carros poderão procurar uma vaga e estacionarem sozinhos, com o comando de um aplicativo de smartphone. A Volvo já testa a tecnologia e deve colocar em seus carros em breve.
3/7
CONEXÃO 4G
Para ajudar a coordenar todos os sistemas do carro, será necessária internet de alta velocidade. Inicialmente, os modelos terão conexões 4G, mas a grande transformação ocorrerá mais para frente, com a novíssima 5G, já em desenvolvimento.
4/7
PNEUS QUE NÃO FURAM
O futuro também nos reserva pneus com borrachas capazes de selar pequenos furos e impedir que fiquemos "na mão" no meio da rua.
5/7
CÉLULAS DE HIDROGÊNIO
A Honda acabou de lançar o Clarity na Califórnia, única região dos Estados Unidos que tem uma rede de distribuição de hidrogênio para abastecimento de carros. A quantidade de postos deve aumentar e a tecnologia se baratear, podendo equipar outros modelos no mundo.
6/7
ELÉTRICOS DE ALTA AUTONOMIA
Teremos também modelos elétricos como o Jaguar I-Pace, da foto, mostrado no Salão de Genebra, na Suíça, que poderão rodar até 500 quilômetros com uma carga na bateria. Isso é quase o dobro do que os elétricos mais potentes atuais.
7/7
COMUNICAÇÃO V2V
V2V vem de "vehicle to vehicle communication", ou comunicação de veículo a veículo. Isso significa que os carros poderão "conversar" entre si e compartilhar informações de trânsito, mau tempo, acidentes, que poderá ajudar a coordenar o trânsito, velocidade de tráfego e até rotas no GPS.