Os rumos da Nissan podem não ser os mais tranquilos nos últimos tempos, mas isso não interrompeu o desenvolvimento de modelos estratégicos, entre eles a próxima geração da picape média Frontier. A caminhonete deverá compartilhar sua plataforma de chassi sobre longarinas com a Mitsubishi Triton, uma decisão previsível na aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Contudo, não compartilhará muita coisa além disso.
De acordo com um executivo sênior da Nissan, a nova Frontier (chamada lá fora de Navara) será muito mais do que somente uma Triton com emblema diferente. Andrew Humberstone, diretor-geral da Nissan Oceania, reconheceu que o compartilhamento de plataformas é inevitável, mas destacou que a empresa está promovendo mudanças para garantir que a Frontier mantenha sua identidade própria.
“Faremos muitas modificações no produto para garantir que ele esteja alinhado com as expectativas da Nissan”, afirmou ao portal Drive.com.au. “Sim, temos uma parceria, mas essa relação poderia ser com qualquer fornecedor.”
Nissan Frontier terá diferenciações em relação à ‘irmã’ Triton
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As declarações de Humberstone indicam que a Nissan fará uma diferenciação real, indo além das habituais mudanças estéticas que ocorrem em modelos compartilhados. Essa estratégia segue o exemplo do que Ford e Volkswagen fizeram com o Ranger e a Amarok, por exemplo. A nova geração da Frontier deverá adotar a suspensão traseira por feixe de molas da Triton, substituindo o sistema de molas helicoidais do modelo anterior, que recebeu avaliações positivas e negativas. Além disso, a Nissan buscará manter sua competitividade no segmento, garantindo capacidades de reboque e carga equivalentes a concorrentes como a Toyota Hilux.
Versões eletrificadas e Nismo não são descartadas
A sexta geração da Mitsubishi Triton conta com um motor 2.4 Turbodiesel de 204 cv na versão mais potente, e esse propulsor pode acabar aproveitado na nova Frontier, mantendo o uso de motores diesel. Mais adiante, espera-se que uma variante eletrificada (híbrida ou híbrida plug-in) seja introduzida para atender às regulamentações ambientais.
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A Nissan também deu indícios de uma versão de alto desempenho: uma possível Frontier Nismo. Caso se concretize, essa variante com toque esportivo poderá disputar espaço com a Ford Ranger Raptor, trazendo um motor V6 mais potente e um chassi aprimorado para enfrentar terrenos off-road com ainda mais capacidade.
Por fim, embora a Nissan ainda não tenha uma data oficial de lançamento para a nova geração da Frontier, já confirmou que a picape chega antes de março de 2027. Enquanto isso, na China, a marca está se preparando para lançar a Yuanye Z9. Essa outra picape de porte médio pode ter poucas semelhanças com a Frontier/Navara global.
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