Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22/07/2022 - 4 minutos de leitura.

Nissan Kicks e-Power ganha atualização no sistema híbrido e faz 30 km/l

Sistema híbrido do Nissan Kicks ganhou potência e torque, e tem autonomia de 960 km com o tanque cheio; versão deve estrear no Brasil em 2023

Mudança visual fica restrita aos badges do sistema E-Power Crédito: Nissan/Divulgação

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Já faz alguns anos que a Nissan planeja lançar no Brasil o Nissan Kicks e-Power. Trata-se da versão híbrida que, na verdade, funciona como um carro elétrico. Porém, utiliza um pequeno motor a combustão que trabalha exclusivamente para alimentar o motor elétrico. Essa tecnologia chegou recentemente ao México, e acaba de receber uma atualização no Japão.

De acordo com a Nissan, o sistema elétrico está mais potente e subiu de 127 cv para 134 cv. O torque, por sua vez, foi de 26,5 mkgf para 28,5 mkgf. Ou seja, potência e torque cresceram 5% e 7%, respectivamente, quando comparados ao sistema de primeira geração. A Nissan também mexeu na bateria do sistema híbrido, cuja capacidade de armazenamento passou de 1,57 kWh para 2,06 kWh. Ou seja, 6,4% mais eficiente que antes.

Nissan/Divulgação
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Dessa forma, a Nissan ampliou a autonomia do SUV e anuncia até 960 km de alcance com o tanque cheio – consumo médio superior a 30 km/l. Cabe recordar que, no Kicks e-Power, o motor a combustão serve apenas de gerador para o elétrico. Trata-se de um 1.2 litro de três cilindros aspirado a gasolina com 79 cv. Entretanto, ele não traciona as rodas.

Desaceleração mais leve e tração integral

Para melhorar o silêncio a bordo, a engenharia da marca japonesa reduziu a frequência de partida do motor em baixas velocidades. E tem um toque a mais de leveza no sistema e-Pedal. Agora, a desaceleração ficou menos brusca quando se alivia o pedal. A tecnologia permite aceleração e frenagem usando apenas o acelerador.


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Outra novidade – inédita no Kicks – é a versão 4WD, com tração nas quatro rodas. A Nissan também incluiu o sistema de aviso de colisão frontal inteligente em todas as versões de acabamento. Por dentro, além de mudanças no console central e na alavanca de câmbio, o SUV tem novas cores e a versão Style Edition. Nela, destaque para o interior marrom. No Japão, os preços começam em 2.798.400 ienes (quase R$ 110.000 na conversão direta).

Nissan/Divulgação

Por fora, o estilo é o mesmo da reestilização feita em 2020 – que chegou ao Brasil em 2021. Com o recente lançamento do Kicks e-Power no México, a Nissan abre caminho para a vinda do SUV híbrido ao Brasil. Com a eletrificação em alta, espera-se que o modelo, enfim, aterrisse por aqui no ano que vem. Se vier mesmo, será o primeiro SUV compacto híbrido à venda no Brasil, afinal, o Jeep Renegade 4xe ainda não chegou.


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