Por muitos anos, houve uma questão recorrente no mercado automobilístico: qual seria o grande rival do Ford EcoSport? O Renault Duster chegou, mas não conseguiu desbancar o utilitário pioneiro em vendas. Aí, no ano passado, vieram o Honda HR-V, agora novo líder do segmento, e o Jeep Renegade, segundo colocado. Os dois passaram a ser protagonistas da categoria, e são eles que o Nissan Kicks desafia.
Modelo que parece ter sido feito sob medida para agradar ao brasileiro, o Kicks já chega mandando bem no preço de R$ 89.990 da versão SL, ante os R$ 97.490 do Renegade Limited Edition e os R$ 99.200 do HR-V EXL. Também com muita tecnologia embarcada, o Nissan estreia vencendo o comparativo e mostrando aos clientes que merece atenção.
O segmento não é caracterizado por modelos com alto desempenho – pelo menos, não entre os líderes do ranking. Prova disso é que, dos três, o que acelera mais é o HR-V, com seu motor 1.8 flexível de até 140 cv com gasolina, que não empolga. O Renegade vem atrás. Também traz um 1.8 flexível, só que com 132 cv (com etanol). O 1.6 do Kicks gera até 114 cv, também com o combustível vegetal. Trata-se do mesmo propulsor do March, com o qual o novato compartilha a plataforma.
O câmbio CVT do Honda também é mais esperto nas trocas de marchas que o do Nissan, mas ambos perdem para o ótimo trabalho do automático de seis marchas do Jeep, que faz milagre com esse 1.8 de pouco torque para o peso do carro.
As suspensões dos três compensam essa falta de pujança com um trabalho exemplar de estabilidade e absorção de impactos. Kicks e Renegade, nesse quesito, estão minimamente acima do HR-V, que tem um pouco mais de retorno de molas após passar por lombadas ou buracos mais profundos, mas nada muito significativo. Porém, os controles de chassi (que o Renegade tem em nível de atuação menor), estabilidade e traçãodo Nissan o deixam em outro patamar dinâmico ante os rivais.
Novato sobressai em lista de equipamentos e acabamento. O Nissan Kicks leva a vantagem de ser um projeto mais novo e se aproveita disso com um interior moderno, com acabamento de primeira, que chama muita atenção. É o melhor dos três, combinando duas cores, couro e plásticos cheios de texturas. O Renegade se destaca com algumas bossas que remetam à marca Jeep, deixando a sobriedade do HR-V para trás – embora a qualidade seja a mesma nos dois.
Mas é na disputa dos equipamentos que o Nissan mostra realmente a que veio. Além dos itens que auxiliam na estabilidade do carro, o novato tem painel digital personalizável e uma câmera de 360 graus que auxilia no estacionamento. Além disso, há faróis diurnos de LEDs. O ar-condicionado digital (no Renegade é duas zonas) e os múltiplos air bags (há um a mais no Jeep, para os joelho do motorista) também estão na lista dos rivais, mas o HR-V é inferior em equipamentos que os dois rivais.
Quanto ao espaço interno, os utilitários-esportivos se equivalem em bons índices, com uma mínima vantagem para o espaço para a cabeça do Renegade – por causa do formato mais quadrado da carroceria. Mas isso se dilui no tamanho do porta-malas, muito inferior do Jeep, com 273 litros. Kicks tem 432 l e HR-V, 437 l.
Há equivalência também na posição de dirigir e na ergonomia. O Nissan, porém, sobressai no desenho dos bancos, que contribui para que eles gerem menos cansaço em viagens. Na manutenção, o HR-V vai mal. Seu pacote é R$ 1 mil mais caro que os dos rivais (confira no quadro abaixo).
Opinião: Conjunto de muito respeito. Renegade e HR-V são sucessos inegáveis. Mas, agora, eles terão de dividir os holofotes com o Kicks. Como é interessante o modelo da Nissan! Ele é composto por um conjunto praticamente imbatível pelo preço que tem. Só não merecia mesmo esse motor, que sobra no March manual, mas fica devendo no Kicks CVT. Não sou fã dos câmbios continuamente variáveis; acho eles uma forma certeira de deixar um carro confortável e chato.
Mas as japonesas estão indo por esse caminho e o consumidor parece não se importar. Porém, se fosse para escolher um mundo perfeito no segmento, a melhor opção seria o Kicks com o motor do HR-V e o câmbio do Renegade.
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O Nissan Kicks chega, por enquanto, na versão de topo SL a R$ 89.990 com motor 1.6 de 114 cv e câmbio automático CVT, enquanto o Honda HR-V de topo custa R$ 99.200 e tem motor 1.8 de até 140 cv e câmbio automático CVT; o Jeep Renegade sai a R$ 97.490 com motor 1.8 de até 132 cv e tem câmbio automático de seis marchas
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O Nissan Kicks chega, por enquanto, na versão de topo SL a R$ 89.990 com motor 1.6 de 114 cv e câmbio automático CVT, enquanto o Honda HR-V de topo custa R$ 99.200 e tem motor 1.8 de até 140 cv e câmbio automático CVT; o Jeep Renegade sai a R$ 97.490 com motor 1.8 de até 132 cv e tem câmbio automático de seis marchas
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O Nissan Kicks chega, por enquanto, na versão de topo SL a R$ 89.990 com motor 1.6 de 114 cv e câmbio automático CVT, enquanto o Honda HR-V de topo custa R$ 99.200 e tem motor 1.8 de até 140 cv e câmbio automático CVT; o Jeep Renegade sai a R$ 97.490 com motor 1.8 de até 132 cv e tem câmbio automático de seis marchas
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O Nissan Kicks chega, por enquanto, na versão de topo SL a R$ 89.990 com motor 1.6 de 114 cv e câmbio automático CVT, enquanto o Honda HR-V de topo custa R$ 99.200 e tem motor 1.8 de até 140 cv e câmbio automático CVT; o Jeep Renegade sai a R$ 97.490 com motor 1.8 de até 132 cv e tem câmbio automático de seis marchas
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