No mundo automotivo, quando um carro é mostrado como conceito e ganha as ruas preservando o mesmo visual diferentão característico dos protótipos, ele chama atenção do mercado. Assim é o novo SUV elétrico Nissan Ariya.
Do lado de fora, o conceito e o modelo de produção são quase indistinguíveis. O Ariya tem um painel liso e brilhante na frente, no lugar de uma grade tradicional, com um painel texturizado por baixo e iluminação acentuada nos faróis auxiliares.
O mesmo perfil curvilíneo e esquema de pintura em dois tons permanecem no carro de produção. A única diferença mais significativa está no entre-eixos visivelmente mais longo. Até as rodas são iguais às do conceito.
O interior tem um painel minimalista, com duas telas 12,3 polegadas para instrumentos e navegação. Há Apple CarPlay, Android Auto e integração com assistente Alexa da Amazon.
Os botões capacitivos do conceito envoltos em madeira também continuam no carro de produção. Assim como a ausência de um console central muito invasivo.
A Nissan oferecerá dois motores para o Ariya. Na versão básica, um motor para as rodas dianteiras gera 215 cv. Acima disso há dois motores, um em cada eixo, gerando tração integral e 389 cv. Mas a configuração será sempre de tração dianteira.
Quanto às baterias, a básica é uma unidade de 63 kWh, com autonomia de 320 km. Uma outra de 87 kWh está disponível de forma opcional ou de série para a versão mais potente. Esta garante autonomia de até 480 km.