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Testamos o Leaf, que tem consumo de gasolina zero
Avaliação

Testamos o Leaf, que tem consumo de gasolina zero

Nissan Leaf tem autonomia até 389 km e marca o início da era elétrica no Brasil

Rafaela Borges

13 de fev, 2019 · 8 minutos de leitura.

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Nissan Leaf
Leaf custa R$ 178.400
Crédito:(Fotos: Nissan/Divulgação)
Nissan Leaf

A era elétrica está começando no Brasil, e três carros marcam o início desse novo momento. Um deles é o Nissan Leaf, o modelo do segmento mais vendido do mundo, que avaliamos em um pequeno trecho no Autódromo de Interlagos. O carro chega em meados do ano com emissões nulas e zero consumo de combustível.

O circuito incluiu metade da reta de largada, para demonstrar o alto poder de acelerar do hatch médio, e curvas, nas quais sistemas que ajudam a regeneração de energia a atingir eficiência maior. Além de poder ser recarregada por energia proveniente de frenagem e desaceleração, a bateria de íon de lítio do Leaf é recarregável na tomada (e tem capacidade de 40 kwh).

OUTRAS AVALIAÇÕES

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O processo leva 7h30 em uma tomada convencional, de 110V. Ou uma noite inteira, como gosta de definir a Nissan. A bateria representa, também de acordo com a montadora, 50% do preço do carro, que é de R$ 178.400. Mais que o Renault Zoe e faixa semelhante ao do Chevrolet Bolt - os dois outros elétricos que vêm aí em 2019.

A autonomia inicial do carro é de 240 km. Porém, de acordo com Juliano Siegel, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Nissan, pode chegar a 389 km. Essa capacidade extra é alcançada em ciclo urbano, no qual o sistema de regeneração funciona com mais frequência - é um circuito em que se freia e desacelera mais.

Sistemas como o e-Pedal, o botão Eco e a função "Battery" do câmbio também ajudam a aumentar a autonomia. No primeiro caso, é possível acelerar e frear no mesmo pedal, o do acelerador. Quando se tira o pé totalmente desse pedal do Leaf, o carro vai parando gradativamente, até estancar.


A função Eco diminui a entrega de potência, enquanto a Battery aumenta a capacidade de frenagem para obter mais energia por meio de regeneração.

Rodando com o Nissan Leaf

Com 149 cv, o motor elétrico do Leaf é instalado na dianteira - enquanto a bateria ficam na traseira. A "estrela" do conjunto mecânico não é a potência, e sim o alto torque de 32,6 mkgf.

Ele é entregue de maneira imediata, assim que o motorista pisa no pedal do acelerador. Assim, toda a força já está disponível instantaneamente, o que deixa o carro muito rápido na aceleração de 0 a 100 km/h.


De acordo com informações da Nissan, ela é feita em 7,9 segundos. Na reta de Interlagos, a pressão máxima no pedal direito fez o corpo grudar no banco (com bom suporte lateral).

Já a velocidade máxima não empolga - é de 144 km/h. Com 1.500 kg, o Leaf tem relação peso/potência alta. São pouco mais de 10 kg/cv, ante os 8,25 kg/cv de um Golf 1.4 turbo, que também é um hatch médio e tem potência semelhante (150 cv).

Já a dirigibilidade é um destaque. Mesmo com suspensão traseira por eixo de torção e peso muito alto, o Leaf tem bom desempenho em curvas. O centro de gravidade é baixo e a direção tem respostas rápidas e diretas, sem folgas.
Vale destacar a falta de ruído do motor. Nas acelerações, o barulho lembra o de um aspirador de pó.


 

Detalhes do hatch médio

O Leaf tem 2,7 metros de entre-eixos, equivalentes ao de um sedã médio como o Jetta, por exemplo. Porém, o espaço atrás não impressiona. Duas pessoas têm bom espaço para a cabeça, e acomodação adequada para as pernas.


Porém, o ocupante do meio fica muito mal acomodado, pois o túnel central é extremamente alto.

O Leaf tem bom acabamento, com bancos de couro e detalhes de Alcântara. O couro também está presente no volante multifuncional e nas portas. Nessa parte, aliás, há bastante plástico emborrachado, mas a parte de cima traz material muito duro (que também reveste algumas seções do painel).

 


 

O acabamento traz ainda cromados e Black Piano. O Leaf vem ainda com ajustes elétricos para o banco do motorista e central multimídia sensível ao toque. Há muitos porta-copos e boa área para acomodação de objetos nas portas.


O painel traz velocímetro analógico e, nas unidades avaliadas, tem milhas por hora como informação principal. O mostrador de quilômetros por hora tem números na área interior do círculo, bem menores, o que pode confundir o motorista.

A outra parte do painel é toda virtual, e mostra dados como o funcionamento da bateria.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido - R$ 178.400
Motor - Elétrico
Potência - 141 cv
Torque - 32,6 mkgf
0 a 100 km/h - 7,9 segundos
Velocidade máxima - 144 km/h
Câmbio - Automático, uma marcha
Comprimento - 4,48 metros
Entre-eixos - 2,7 metros
Peso - 1.500 quilos
Porta-malas - 435 litros


FONTE: NISSAN

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