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Nissan pode acabar com Datsun por recuperação financeira
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Nissan pode acabar com Datsun por recuperação financeira

Marca de baixo custo opera em mercados emergentes. Datsun poderá ser primeiro grande movimento de planos de recuperação da Nissan

Redação

24 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Carlos Ghosn no lançamento do Datsun Go na Índia
Crédito:Adnan Abidi/Reuters
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A Nissan poderá encerrar as atividades da Datsun como parte de seu plano de recuperação. Junto com a marca, a Nissan deve parar de produzir carros com vendas mais baixas e até fechar fábricas com baixa produtividade.

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As mudanças internas deverão iniciar uma nova era após a saída do CEO Carlos Ghosn do comando. O executivo foi demitido do controle da marca, bem como da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi após denúncias de enriquecimento ilícito e fraude fiscal.

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A Datsun foi lançada em 2014 em mercados como Indonésia, Índia, Rússia e África do Sul. Após ter boas vendas no início, os carros da nova marca acabaram começando a roubar mercado dos próprios Nissan.

Caso a Datsun seja fechada, as fábricas da Nissan responsáveis pela produção dos modelos serão impactadas. Por enquanto, ainda não há planos para o fechamento de nenhuma fábrica. A Nissan está analistando a rentabilidade de todas as suas fábricas ao redor do mundo, exceto as chinesas.

Estados Unidos

A empresa deverá fechar 2019 com o pior lucro operacional em 11 anos. Nos Estados Unidos, o maior mercado da empresa, a marca deve enxugar linhas de alguns modelos e acabar com várias configurações. Um dos afetados deverá a picape grande Titan, que deverá perder versões a diesel e de cabine simples.


No entanto, a Nissan deverá fazer mais mudanças no mercado americano. Por lá, a empresa consegue bons números de vendas baseados em contratos com frotistas, como locadoras de veículos. Isso tem reduzido a rentabilidade e danificado a imagem da marca.

Segundo fontes, na “era Ghosn”, a marca era forçada a chegar aos objetivos de vendas a qualquer custo. Isso incluía diminuir a margem de lucro a níveis muito baixos para frotistas.


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