A Nissan está testando no Japão um método superlimpo para recarregar o seu modelo elétrico Leaf, por meio de energia solar. A iniciativa é uma das medidas que estão sendo tomadas para desenvolver sistemas de armazenamento de eletricidade mais eficientes.
A montadora japonesa considera que se o Leaf, que começou a ser vendido no final do ano passado, tiver sucesso comercial, haverá muita bateria ociosa no futuro, pois a vida útil dela é mais longa que a do carro. Por isso, a bateria de íons de lítio do hatch poderia servir para guardar energia. A destruição de uma usina nuclear com o terremoto e o tsunami de março passado colocaram em evidência no Japão as questões de geração e armazenamento de energia.
No novo sistema apresentado ontem, há 488 células solares instaladas no telhado dos escritórios centrais da Nissan, em Yokohama. Quatro baterias do Leaf foram colocadas numa caixa no subsolo do prédio, para armazenar a energia das células solares. Elas podem carregar 1.800 Leaf por ano, de acordo com a empresa. Hoje, o armazenamento de energia elétrica custa caro por causa das tecnologias atuais de baterias.
A Nissan espera começar a vender sistemas desse tipo já a partir de abril do ano que vem, para uso doméstico. As informações são da agência internacional de notícias AP.