A Nissan quer largar na frente na corrida dos carros elétricos e promete aumentar a autonomia nos próximos anos. Em 2020, vai lançar novo veículo, do mesmo tamanho do Leaf, que alcançará 550 quilômetros.
É o que diz o diretor global de desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos da montadora, Kazuo Yajima, em entrevista a Nikkei Automotive. A atual versão do Leaf vendido nos Estados Unidos percorre 107 milhas (172 km) a cada carga.
Os números são baseados no JC08, teste padrão adotado pela indústria japonesa de carros desde 2011, que teria menos milhas percorridas por carga nos Estados Unidos.
O aumento na autonomia virá de uma nova bateria com densidade energética ampliada, diz Yajima. “Nós desenvolvemos um veículo protótipo, que pode rodar 550 quilômetros enquanto mantém a capacidade de carga com a mesma dimensão externa do Leaf atual”, afirmou o diretor.
O veículo de 2020 pode ser baseado no IDS, conceito de carro totalmente elétrico e autônomo apresentado no Salão de Tóquio de 2015. Esse protótipo possui 60 kWh de bateria e autonomia de 550 quilômetros, segundo o JC08.
Para este ano, está nos planos da Nissan aumentar a autonomia do próximo Leaf, que passará de 280 quilômetros para até 400 quilômetros. Esses números são baseados no teste padrão do Japão. A autonomia da próxima geração nos Estados Unidos não foi divulgada, mas pode ser similar ao Zoe, da Renault, que alcança 186 milhas (299 km).