Você está lendo...
No carnaval, revise o carro antes da viagem
Notícias

No carnaval, revise o carro antes da viagem

Veja também algumas dicas sobre cuidados na estrada para curtir a folia numa boa e com tranquilidade

22 de fev, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 No carnaval, revise o carro antes da viagem
Com carro revisado e direção prudente,  dá para tirar de letra o trânsito intenso na estrada

Esperado e festejado por muitos, o carnaval está chegando. A partir da próxima sexta-feira, milhares de pessoas vão encher as estradas de todo o País para aproveitar o feriado prolongado, seja para cair na folia, seja para descansar.

É tempo de curtição, cuca fresca e poucas preocupações no horizonte. Mas, para tudo sair dentro do previsto, vale a pena dar uma boa checada no estado de conservação do seu carro antes de iniciar a viagem.

Publicidade


Além disso, algumas atitudes simples ao volante poderão tornar sua viagem mais tranquila e prazerosa. Veja as dicas abaixo.

INSPECIONE O CARRO NA GARAGEM
Comece verificando o funcionamento de faróis, lanternas, luzes de seta, limpadores e lavadores do para-brisa e vidro traseiro. Cheque também se o macaco, a chave de roda e o triângulo de sinalização estão à mão – a ausência desses equipamentos obrigatórios pode render uma multa. Aproveite para ver se há sinais de óleo no chão, que indicam possíveis vazamentos.

CUIDE DE PNEUS E RODAS
Verifique o estado e a calibragem dos pneus, inclusive o estepe. Manter em dia o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas é fundamental. Se o volante estiver trepidando ou “puxando” para um dos lados, é sinal de problemas.


UM CHECK-UP NA OFICINA
Uma inspeção dos níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios, além da checagem do estado das correias, cabos e velas, pode evitar diversos problemas mecânicos. A suspensão, muito exigida em trajetos sinuosos, como serras, também deve ser verificada. Se os amortecedores falharem, não controlarão corretamente a oscilação da carroceria, o que pode comprometer o controle do carro em manobras bruscas. A checagem desses itens deve ser feita periodicamente e é ainda mais importante antes de longas viagens.

ANDE SEMPRE NA LINHA
Os documentos do carro e do condutor devem estar em dia! Respeite o limite de velocidade da via e obedeça sempre as placas de sinalização. Mantenha uma distância segura para o carro da frente e, antes de fazer uma ultrapassagem, confira se a manobra é permitida e avalie se a visibilidade do trecho é suficiente para concluí-la em segurança.

CRIANÇAS E PETS SEMPRE SEGUROS
Brinquedos, bichos de pelúcia, jogos eletrônicos, tablets e DVDs ajudam a distrair as crianças, que devem viajar em cadeirinhas infantis ou com o cinto de segurança. Os animais de estimação não podem ficar soltos – conforme o caso, caixas de contenção, cintas ou cadeirinhas serão as soluções mais adequadas. Alimente-os três horas antes da viagem e depois deixe-os em jejum, para evitar enjoos.


RESPEITE O SEU RITMO
Tente estar descansado antes de partir – o ideal é ter uma boa noite de sono e evitar sair logo após um dia inteiro de expediente no trabalho. A cada duas horas de percurso, faça uma pausa de 15 minutos para que você e os passageiros possam se alongar e caminhar. A mesma pessoa não deve dirigir por mais de seis horas no mesmo dia – vale revezar o volante ou prosseguir no dia seguinte.

Deixe sua opinião