LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Mais um chinês “sósia” de um modelo conhecido está prestes a chegar ao País. É o Noble, microcarro feito pela Shuanghuan e bem parecido com o francês Smart Fortwo (a marca pertence à alemã Mercedes-Benz), que deve estar à venda a partir de fevereiro do próximo ano, com preço sugerido de cerca de R$ 37 mil.
Atualmente em processo de homologação, seu nome completo no Brasil será Noble Nano – referência ao espartano indiano da Tata Motors. O modelo será trazido pela importadora S. Auto, com sede no Rio de Janeiro, que está formando a rede de concessionárias.
Conforme o diretor comercial da companhia, Flávio Correia, há 20 empresas interessadas em representar a marca. Em São Paulo seriam três revendas, localizadas nas zonas leste e oeste e no centro da capital.
A ideia, conforme Correia, é que as concessionárias também representem outras marcas. O executivo não informou quais, apenas que todas serão asiáticas.
O Noble Nano terá quatro versões. Uma delas com apelo aventureiro, que inclui estepe na tampa traseira (nas “normais” fica sob o assoalho) e apliques na carroceria. Todas seguirão a fórmula chinesa: muitos equipamentos. De série haverá ar-condicionado, direção com assistência elétrica, freios ABS, air bag duplo e conjunto elétrico. O carro virá calçado com pneus 195/50, em rodas de 15 polegadas.
O hatch terá também opção com câmbio automático, que será cerca de R$ 5 mil mais caro que o manual. Mas não vai oferecer versão flexível. Feito de alumínio, seu motor quatro-cilindros 1.1 de 16 válvulas é a gasolina. Sua potência é de 68 cv e o torque máximo, de 8,9 mkgf.
“Teremos uma versão elétrica, com tabela 80% mais alta (cerca de R$ 65 mil)”, diz Correia. Com 3,01 metros de comprimento, o Noble Nano tem quatro lugares. O Smart, que é 32 cm menor (mede 2,69 metros), só leva dois ocupantes. Seu entre-eixos é de 2,02 metros (ante 1,86 metro do Fortwo). O chinês tem suspensão dianteira tipo McPherson e traseira por eixo rígido.