Você está lendo...
Nomes de animais inspiram marcas e modelos de carros famosos
Notícias

Nomes de animais inspiram marcas e modelos de carros famosos

Lista inclui sobretudo animais como mamíferos, mas também serpentes, aves, peixes e até insetos que deram nome a vários carros conhecidos

Tião Oliveira

17 de abr, 2020 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

animais
Shelby Cobra foi criado nos anos 60 e deu origem a uma série de Mustang preparados
Crédito:Shelby/Divulgação
animais

Um bom nome é, sem dúvida, um dos requisitos básicos para garantir o sucesso de um produto. No universo sobre rodas, a identificação pode ter origem sem graça, como siglas e sequências de letras e números, partir de conceitos rebuscados ou mesmo reproduzir a simplicidade poética da natureza, como nomes de animais.

CURTA O CANAL DO YOUTUBE DO JORNAL DO CARRO

É o caso de marcas e modelos com nomes de animais. No primeiro grupo estão a inglesa Jaguar e a brasileira Puma. Dos carros propriamente ditos, dá para listar uns 50 no mundo inteiro – alguns são figurinhas carimbadas inclusive no jogo de conhecimentos gerais “Stop” (também conhecido como Adedonha! ou Salada de Frutas).

Publicidade


É o caso de Mustang, que remete a animais selvagens, e Beetle (besouro), como o Fusca ficou conhecido sobretudo nos países de linha inglesa. Aliás, o Volkswagen foi batizado com o nome do inseto em vários mercados. Na Itália, o carro era conhecido como Maggiolino e na Venezuela, como Escarabajo.

As marcas norte-americanas são certamente as que mais recorrem a nomes de animais para batizar seus carros. Além do mítico cupê da Ford, fazem parte da lista modelos como Shelby Cobra, Dodge Viper (víbora), Mercury Cougar (puma ou onça), Buick Wildcat (gato selvagem), Ram (ovelha) e Chevrolet Impala (antílope).


Dos, digamos, aquáticos, fazem parte o Plymouth Barracuda (tipo de peixe marinho) e o Chevrolet Stingray (arraia). No grupo alado há o Ford Thunderbird (pássaro do trovão) e o Pontiac Firebird (pássaro de fogo).

Nomes são construídos

Professor de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM de São Paulo, Fabio Mariano Borges afirma que o nome vai sendo definido juntamente com o desenvolvimento do produto. “Em geral, a escolha será feita entre duas, três ou quatro opções.”

Ele lembra que não basta o nome ser bom – para fazer sucesso o produto ou serviço tem de ter qualidade. Mas lembra que o termo não poder remeter a algo negativo. Com globalização, o cuidado deve ser redobrado.


A Mitsubishi, por exemplo, rebatizou o Pajero de Montero em alguns mercados de língua latina nos quais o termo original é uma gíria para onanista. Já a chinesa Chana só mudou o nome para Changan após cinco anos de presença no Brasil.

Veja alguns “animais” conhecidos

Volkswagen Beetle


Em vários países, sobretudo os de língua inglesa, o Volkswagen ficou conhecido como Beetle (besouro). No Brasil, o termo Fusca é um tipo de variação do nome da marca, cuja pronúncia é “Folkswagen”.

Puma


A Puma foi criada em 1964 por Genaro “Rino” Malzoni. O primeiro carro estreou no mesmo ano no Grande Prêmio das Américas, em Interlagos. Nas pistas, o Puma com motor Vemag desbancou carros famosos, como o Willys Interlagos. Em 1968, Malzoni passou a utilizar o motor boxer 1.5 do Volkswagen Fusca. A marca também fez conversíveis e a linha GTB, com motor seis-cilindros do Chevrolet Opala. Em 2017 a Puma ensaiou um retorno, mas até agora a promessa não foi concretizada.

Ford Mustang


A história mais aceita é de que o nome Mustang é uma alusão à raça de cavalos selvagens dos EUA. Outra versão é sobre uma suposta homenagem ao P-51 Mustang, caça utilizado na Segunda Guerra.

Vespa


A marca italiana de motonetas surgiu em 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Entre as opções à venda no Brasil, a Classic ZX 125 tem motor de 125 cm<MD+>3<MD>, câmbio CVT e custa R$ 17.980.

Shelby Cobra


Criado pelo piloto americano Carroll Shelby no início dos anos 60, o roadster baseado no inglês AC tinha motor V8 da Ford. O carro da foto é o primeiro Cobra e foi vendido em 2016 por US$ 13,7 milhões.

Ram


Ram, ou carneiro, é o nome da marca de picapes do Grupo FCA. A escolha faz todo sentido, uma vez que o animal é conhecido por ser forte e viver bem em locais inóspitos, como encostas de montanhas.

Deixe sua opinião