Você está lendo...
Noruegueses querem construir túneis flutuantes no mar
Notícias

Noruegueses querem construir túneis flutuantes no mar

Projeto do governo prevê construção de túneis por todo o país, passando também pelos diversos fiordes

28 de jul, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Noruegueses querem construir túneis flutuantes no mar
Projeção mostra como deverão ficar os túneis flutuantes da Noruega

O governo da Noruega vai destinar US$ 25 bilhões (equivalentes a cerca de R$ 80 bilhões) para a construção de diversos túneis subaquáticos flutuantes. De acordo com o plano, essa estrutura passará por todo o país, especialmente pelas regiões caracterizadas pelos famosos fiordes (vales profundos) noruegueses.

A ideia dos engenheiros do país é construir o que chamam de “pontes subaquáticas longas”, formadas por dois túneis flutuantes, um para cada direção. Esses túneis ficarão suspensos a 100 pés, suportados por pontos colocados no fundo do mar e ligados a eles por treliças fortes.

Publicidade


A adoção dessas estruturas é consequência da geografia da Noruega, que dificulta a construção de infraestruturas subterrâneas, como o túnel do canal da Mancha, por exemplo. Isso porque a profundidade de alguns fiordes ultrapassa 1.600 quilômetros.

Além disso, essa tipo de geografia impede a construção de pontos tradicionais, que não são viáveis por causa da largura de alguns fiordes – além de poderem ser danificadas pelas condições climáticas adversas da Noruega.

Como esse projeto, se aprovado, será inédito do mundo, ele não deverá ficar pronto antes de 2035.


Deixe sua opinião