Rumores vindos de dentro da fábrica de Ingolstadt, sede da Audi, indicam que a fabricante está desenvolvendo um modelo ultra-luxuoso posicionado acima do A8. De codinome Landjet, ele deve estrear em 2024. Enquanto isso, sabemos que o veículo se derivará em versões para serem comercializadas pelas irmãs de Audi: Porsche e Bentley.
De acordo com a agência de notícias alemã Handelsblatt, a montadora está preparando um veículo de três fileiras, com capacidade para transportar 7 pessoas.
Embora não tenha garantido se será um SUV ou um sedã, o Grupo Volkswagen já deu pistas que indicam mais um utilitário elétrico a caminho. Entretanto, devido ao tamanho, fontes anônimas do conglomerado afirmam que a atual fábrica da Audi não tem capacidade para fabricá-los.
Landjet dividirá fábrica com a Kombi elétrica
Como consequência, segundo a Autoblog, a produção do Landjet ocorrerá na fábrica da Volkswagen em Hanôver, onde a marca produz seus veículos comerciais. O ID.Buzz, a Kombi elétrica, será o primeiro veículo elétrico a ser produzido na cidade alemã.
Em nota, a empresa anunciou na última sexta-feira que “No futuro, a divisão de Veículos Comerciais a Volkswagen construirão o elétrico ID.Buzz na fábrica de Hanover junto com 3 elétricos D-SUV para outras marcas do grupo”.
Primeiro Landjet entrará em produção em 2024
O automóvel faz parte do Projeto Artemis, que visa implementar um carro-modelo para a próxima geração dos elétricos do grupo. Para 2024, somente o Landjet feito pela Audi deverá estrear. Fontes afirmam que ele oferecerá autonomia de até 650 km, o que seria capaz de ir de São Paulo ao Rio sem a necessidade de carregá-lo.
A Bentley já afirmou que pretende lançar seu primeiro elétrico em 2025. Além disso, o CEO da marca, Adrian Hallmark já sugeriu que a novidade poderia ser um crossover. Há pouco tempo, a britânica revelou que irá tornar toda sua gama de modelos elétrica até 2030.
Taycan alavancou às vendas da Porsche
Em ótima fase, a Porsche coleciona altos números de venda com o Taycan. Nos EUA, por exemplo, a esportivo elétrico foi responsável por alavancar às vendas da montadora, prejudicadas pela pandemia. Nesse meio tempo no Brasil, ela vendeu mais de 2 mil carros até setembro, número maior do que as 1.849 unidades vendidas em todo ano passado.
Para 2022, podemos esperar o lançamento da nova geração do Macan, que oferecerá versões elétricas e compartilhará a plataforma com o Taycan e o Audi e-Tron GT. Espera-se que o configuração topo de linha do SUV contenha 2 motores elétricos capaz de atingir 700 cv de potência combinada.
Conforme anunciado na última semana, a Volkswagen investirá 680 milhões de euros, cerca de R$ 4,2 bilhões em novas plataformas e novidades para o futuro totalmente elétrico do grupo.