Há cerca de dois anos, no Salão de Los Angeles (EUA), a BMW revelou o conceito Vision iNext. Agora, a marca alemã apresenta a versão final do SUV elétrico. Batizado de iX, a novidade será o primeiro carro da BMW feito sobre a nova plataforma modular da fabricante. A produção em série começa no segundo semestre de 2021, na fábrica de Dingolfing, na Alemanha.
A extravagante grelha da grade dianteira que já está nos novos M3 e M4 é um dos destaques do BMW iX. Essa nova identidade visual tem pegada futurista e, ao mesmo tempo, minimalista. Faróis e lanternas são afilados e as maçanetas ficam embutidas nas portas. Na traseira, chama a atenção um aplique na cor preta nas extremidades do para-choque, que faz com que o SUV pareça ser mais alto do que é.
Segundo informações da BMW, o iX tem altura semelhante à do ao X5 e largura parecida com a do X6. Na cabine, o novo SUV elétrico traz uma série de tecnologias inéditas.
Destaque para o painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas. A da central multimídia tem 14,9 polegadas e é sensível ao toque – ambas têm forma curva. Assim como no protótipo, o volante tem formato hexagonal. O console com acabamento de madeira, que remete ao do BMW i3, traz comandos sensíveis ao toque.
Segundo informações da BMW, a cabine do iX é espaçosa. O novo SUV elétrico pode levar até cinco ocupantes. Também de acordo com a marca, o desenvolvimento do novo modelo ocorreu de dentro para fora. O objetivo era justamente garantir o máximo de conforto a motorista e passageiros.
5G beneficia condução semiautônoma
Graças à internet 5G a bordo, o BMW iX tem processadores ultrarrápidos. O resultado são melhores respostas dos sistemas de condução semiautônoma. Na prática, os sensores são mais precisos, por exemplo. Outros destaques são o aprimoramento dos serviços de assistente pessoal e novos recursos voltados à redução do consumo de energia.
Desempenho maior que dos concorrentes
O BMW iX vem equipado com a quinta geração da tecnologia eDrive, de eletrificação da marca. Há dois motores elétricos que juntos geram o equivalente a 500 cv de potência. De acordo com a fabricante, o novo SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.
A autonomia é de até 600 km, de acordo com o padrão europeu WLTP. Isso significa 150 km a mais que o Mercedes-Benz EQC e 154 km além do Audi e-Tron Sportback, por exemplo. Para garantir maior eficiência, o SUV pode ter as baterias recarregadas em estações rápidas de até 200 kW.
Autonomia de 120 km com 10 minutos de carregamento
Ao utilizar esse tipo de sistema de recarga, é possível garantir autonomia de até 120 km em 10 minutos. Para repor as baterias na faixa de 10% a 80% da carga são necessários 40 minutos. Utilizando uma Wallbox de 11kW, a recarga completa é feita em cerca de 11 horas, segundo dados da BMW.
No evento online #NextGen 2020, a BMW revelou que o iX será o precursor de uma série de novas tecnologias. Isso inclui soluções de eletrificação, inteligência artificial e sistemas de condução autônoma.
As primeiras unidades do BMW iX chegarão às lojas da Alemanha no fim de 2021. Em seguida o SUV elétrico será lançado no mercado norte-americano.