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BMW iX é o SUV elétrico futurista com até 600 km de autonomia
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BMW iX é o SUV elétrico futurista com até 600 km de autonomia

SUV elétrico ix herda porte de X5 e X6, grade enorme de M4, mas estreia nova visão futurista e conectada da BMW para os próximos anos

Emily Nery, para o Jornal do Carro

12 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

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bmw ix
BMW iX
Crédito:Divulgação/BMW

Há cerca de dois anos, no Salão de Los Angeles (EUA), a BMW revelou o conceito Vision iNext. Agora, a marca alemã apresenta a versão final do SUV elétrico.  Batizado de iX, a novidade será o primeiro carro da BMW feito sobre a nova plataforma modular da fabricante. A produção em série começa no segundo semestre de 2021, na fábrica de Dingolfing, na Alemanha.

A extravagante grelha da grade dianteira que já está nos novos M3 e M4 é um dos destaques do BMW iX. Essa nova identidade visual tem pegada futurista e, ao mesmo tempo, minimalista. Faróis e lanternas são afilados e as maçanetas ficam embutidas nas portas. Na traseira, chama a atenção um aplique na cor preta nas extremidades do para-choque, que faz com que o SUV pareça ser mais alto do que é.

bmw ix
Divulgação/BMW

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Segundo informações da BMW, o iX tem altura semelhante à do ao X5 e largura parecida com a do X6. Na cabine, o novo SUV elétrico traz uma série de tecnologias inéditas.

Destaque para o painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas. A da central multimídia tem 14,9 polegadas e é sensível ao toque – ambas têm forma curva. Assim como no protótipo, o volante tem formato hexagonal. O console com acabamento de madeira, que remete ao do BMW i3, traz comandos sensíveis ao toque.

Segundo informações da BMW, a cabine do iX é espaçosa. O novo SUV elétrico pode levar até cinco ocupantes. Também de acordo com a marca, o desenvolvimento do novo modelo ocorreu de dentro para fora. O objetivo era justamente garantir o máximo de conforto a motorista e passageiros.


BMW iX
Divulgação/BMW

5G beneficia condução semiautônoma

Graças à internet 5G a bordo, o BMW iX tem processadores ultrarrápidos. O resultado são melhores respostas dos sistemas de condução semiautônoma. Na prática, os sensores são mais precisos, por exemplo. Outros destaques são o aprimoramento dos serviços de assistente pessoal e novos recursos voltados à redução do consumo de energia.

bmw ix
Divulgação/BMW

 Desempenho maior que dos concorrentes

O BMW iX vem equipado com a quinta geração da tecnologia eDrive, de eletrificação da marca. Há dois motores elétricos que juntos geram o equivalente a 500 cv de potência. De acordo com a fabricante, o novo SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.

A autonomia é de até 600 km, de acordo com o padrão europeu WLTP. Isso significa 150 km a mais que o Mercedes-Benz EQC e 154 km além do Audi e-Tron Sportback, por exemplo. Para garantir maior eficiência, o SUV pode ter as baterias recarregadas em estações rápidas de até 200 kW.

Autonomia de 120 km com 10 minutos de carregamento

Ao utilizar esse tipo de sistema de recarga, é possível garantir autonomia de até 120 km em 10 minutos. Para repor as baterias na faixa de 10% a 80% da carga são necessários 40 minutos. Utilizando uma Wallbox de 11kW, a recarga completa é feita em cerca de 11 horas, segundo dados da BMW.

No evento online #NextGen 2020, a BMW revelou que o iX será o precursor de uma série de novas tecnologias. Isso inclui soluções de eletrificação, inteligência artificial e sistemas de condução autônoma.


As primeiras unidades do BMW iX chegarão às lojas da Alemanha no fim de 2021. Em seguida o SUV elétrico será lançado no mercado norte-americano.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.