A Nissan apresentou oficialmente o novo Note para o mercado japonês. O monovolume chega em sua terceira geração preparado para encarar a nova geração do Honda Fit com design mais moderno e focado no sistema híbrido leve e-Power. O novo conjunto mecânico, aliás, antecipa a motorização do novo Kicks, que chegará ao País em 2021.
A inédita traseira ganha destaque pela ampla mudança no conjunto ótico. Agora, as lanternas horizontais começam na lateral do veículo e se unem por uma faixa na qual está escrito o nome da fabricante. Na frente, os faróis full LED escurecidos se alinham com a grade em formato de U, que por sua vez fica maior e adota um novo desenho interno.
Interior fica mais moderno e tecnológico
No interior, o painel apresenta um acabamento discreto, porém maduro. Mais simplista, o volante multifuncional também foi redesenhado. Entre o motorista e o passageiro da frente, há um grande console que carrega uma moderna alavanca de câmbio, freio elétrico e carregador sem fio.
Além disso, a central multimídia de 9 polegadas com tela sensível ao toque é disposta ao lado do painel de controle digital de 7 polegadas.
O pacote de tecnologias de assistência ao motorista ProPilot da Nissan também está presente no modelo. Ele inclui, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de permanência de faixa e assistência de 360 graus, que utiliza dados de navegação para desacelerar automaticamente próximo a locais congestionados e perto de curvas.
O grande destaque fica a cargo do conjunto mecânico, que exclui a versão de motor a combustão. O sistema híbrido e-Power passou por reformulação e ganhou 6% a mais de potência e 10% mais torque. Da mesma forma, a Nissan revelou que reduziu de 30% a 40% o peso do Note para diminuir o consumo.
Embora a montadora não tenha divulgado a ficha técnica, a imprensa internacional afirma que o conhecido motor de três cilindros 1.2 aspirado de 82 cv trabalhará com dois propulsores elétricos. Juntos, fornecerão a potência combinada de 116 cv. No caso do monovolume, o motor a gasolina tem a função de alimentar o motor elétrico e uma pequena bateria de íons de lítio.
Note pode antecipar motor do novo Kicks
Apresentado em maio na Tailândia, a nova linha o Kicks também recebeu o sistema híbrido e-Power. Certamente, o modelo brasileiro ofertará uma versão híbrido. Entretanto, no país asiático, o motor 1.2 em conjunto com o elétrico desenvolvem 129 cv. Ou seja, um bom número, se levarmos em conta que a motorização atual gera até 114 cv.
A nova geração do Note iniciará as vendas no dia 23 de dezembro e custará a partir de 2.029.500 JPY, cerca de R$ 103.223 na conversão direta.