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Novo Nissan Note antecipa motor híbrido do Kicks
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Novo Nissan Note antecipa motor híbrido do Kicks

Note terá motor 1.2 aspirado que alimenta duas baterias elétricas e geram 115 cv de potência,. Com o mesmo sistema híbrido, Kicks deve estrear no Brasil em 2021

Emily Nery

25 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

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Nissan Note
Nissan Note
Crédito:Divulgação/Nissan

A Nissan apresentou oficialmente o novo Note para o mercado japonês. O monovolume chega em sua terceira geração preparado para encarar a nova geração do Honda Fit com design mais moderno e focado no sistema híbrido leve e-Power. O novo conjunto mecânico, aliás, antecipa a motorização do novo Kicks, que chegará ao País em 2021.

A inédita traseira ganha destaque pela ampla mudança no conjunto ótico. Agora, as lanternas horizontais começam na lateral do veículo e se unem por uma faixa na qual está escrito o nome da fabricante. Na frente, os faróis full LED escurecidos se alinham com a grade em formato de U, que por sua vez fica maior e adota um novo desenho interno.

nissan note
Divulgação/Nissan

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Interior fica mais moderno e tecnológico

No interior, o painel apresenta um acabamento discreto, porém maduro. Mais simplista, o volante multifuncional também foi redesenhado. Entre o motorista e o passageiro da frente, há um grande console que carrega uma moderna alavanca de câmbio, freio elétrico e carregador sem fio.

Além disso, a central multimídia de 9 polegadas com tela sensível ao toque é disposta ao lado do painel de controle digital de 7 polegadas.

Nissan Note
Divulgação/Nissan

O pacote de tecnologias de assistência ao motorista ProPilot da Nissan também está presente no modelo. Ele inclui, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de permanência de faixa e assistência de 360 graus, que utiliza dados de navegação para desacelerar automaticamente próximo a locais congestionados e perto de curvas.

O grande destaque fica a cargo do conjunto mecânico, que exclui a versão de motor a combustão. O sistema híbrido e-Power passou por reformulação e ganhou 6% a mais de potência e 10% mais torque. Da mesma forma, a Nissan revelou que reduziu de 30% a 40% o peso do Note para diminuir o consumo.

Embora a montadora não tenha divulgado a ficha técnica, a imprensa internacional afirma que o conhecido motor de três cilindros 1.2 aspirado de 82 cv trabalhará com dois propulsores elétricos. Juntos, fornecerão a potência combinada de 116 cv. No caso do monovolume, o motor a gasolina tem a função de alimentar o motor elétrico e uma pequena bateria de íons de lítio.


Note pode antecipar motor do novo Kicks

Apresentado em maio na Tailândia, a nova linha o Kicks também recebeu o sistema híbrido e-Power. Certamente, o modelo brasileiro ofertará uma versão híbrido. Entretanto, no país asiático, o motor 1.2 em conjunto com o elétrico desenvolvem 129 cv. Ou seja, um bom número, se levarmos em conta que a motorização atual gera até 114 cv.

 A nova geração do Note iniciará as vendas no dia 23 de dezembro e custará a partir de 2.029.500 JPY, cerca de R$ 103.223 na conversão direta.


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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.