Seis meses após o lançamento da versão sedã, chega ao País a nova geração da A4 Avant. Disponível em configuração única de acabamento, Ambiente, a perua tem motor 2.0 turbo de 190 cv, câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens e preço sugerido de R$ 187.990.
Graças ao uso de alumínio e aços de alta resistência na construção, a A4 Avant está 120 kg mais leve que a anterior. Isso é ainda mais notável porque o carro ficou maior e agora mede 4,73 metros de comprimento e 2,82 metros de entre-eixos.
O porta-malas teve o volume ampliado em 15 litros e passa a ter 505 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a área para bagagem chega a 1.510 litros.
O destaque da A4 Avant é o painel virtual. Em vez de mostradores analógicos, há uma tela de 12,3” na qual são projetados dados ao gosto do motorista. Dá para visualizar, em maior ou menor escala, instrumentos como velocímetro e conta-giros, mapas do navegador GPS ou informações da central multimídia, por exemplo.
O sistema de entretenimento é compatível com telefones celulares por meio dos sistemas Apple Car Play e Android Auto.
Na lista de itens de série há ajuste elétrico para o banco do motorista, ar-condicionado automático, bancos de couro, retrovisores externos rebatíveis e rodas de 18 polegadas, entre outros.
Fazem falta tecnologias que são oferecidas no carro vendido na Europa, como controlador de velocidade adaptativo e leitor de faixas com correção automática da trajetória.
Esses equipamentos passarão a vir em janeiro, no pacote Traffic Jam Assist, que custa cerca de R$ 20 mil e já pode ser encomendado. Destaque para o sistema de direção semiautônoma no tráfego, rodando a até 65 km/h.
Opcionalmente, a versão oferecida no Brasil pode trazer Head Up Display (que projeta dados como velocidade no para-brisa, à frente do motorista), câmera na traseira e teto solar.
O motor 2.0 faz bem seu trabalho, graças aos 32,7 mkgf disponíveis a apenas 1.450 rpm. Colabora o câmbio de mudanças muito rápidas – mas não tão sutis, especialmente em baixa rotação. A A4 Avant é muito eficiente para retomar velocidade.
As suspensões independentes, que tinham quatro braços em cada eixo, agora trazem cinco. Isso melhorou a estabilidade do conjunto sem prejudicar o conforto ao rodar.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 187.990
Motor – 2.0, quatro cilindros, 16V, turbo, gasolina
Potência – 190 cv a 4.200 rpm
Torque – 32,7 mkgf a 1.450 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas
Porta-malas – 505 litros