Você está lendo...
Nova Chevrolet Silverado chega ao Brasil em outubro de 2023 com motor V8
Mercado

Nova Chevrolet Silverado chega ao Brasil em outubro de 2023 com motor V8

Picape grande Chevrolet Silverado virá importada do México com o motor 6.2 V8 a gasolina do Camaro e vai desafiar a RAM 1500

Tião Oliveira, de Birmingham, Michigan (EUA)*

27 de jul, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

lançamentos Chevrolet Silverado
Versão ZR2 da quarta geração da picape Chevrolet Silverado chega no início de 2023 com motor V8 e tração 4x4
Crédito:GM/Divulgação

A nova geração da picape grande Chevrolet Silverado será lançada no Brasil no segundo semestre de 2023. A confirmação do início das vendas foi feita ao Jornal do Carro por Santiago Chamorro, presidente da General Motors na América do Sul. A versão disponível no País terá motor 6.2 V8 a gasolina – o mesmo do Camaro. Essa opção gera 420 cv de potência e 63 mkgf de torque. O câmbio é automático de dez velocidades e a tração, 4×4.

No fim de 2021, o JC revelou que a nova Silverado também terá motor 3.0 turbodiesel que gera 277 cv. Porém, as versões equipadas com o Duramax de seis cilindros têm capacidade de carga inferior a uma tonelada. Portanto, não atendem a legislação brasileira para veículos a diesel.

Nos Estados Unidos, o consumidor compra picapes baseado na capacidade de reboque e não na de carga. Assim, para ser vendida no Brasil, a nova Chevrolet Silverado a diesel teria de receber profundas alterações. A GM fez isso na geração anterior, que foi oferecida no País há cerca de 20 anos. Porém, no novo modelo o investimento em engenharia tornaria seu preço inviável.

Publicidade


Chevrolet Silverado
Divulgação/GM

Picape virá do México

A nova Silverado virá do México. Assim, a picape de cabine dupla contará com os acordos comerciais que o Brasil tem com aquele país, que isenta os veículos da taxa de importação. Seja como for, não dá para esperar preços muito diferentes dos da RAM 1500. A rival da picape grande da Chevrolet tem tabela inicial de R$ 456.990. Embora ela não seja barata, uma Toyota Hilux GR-Sport, por exemplo, parte de uns R$ 355 mil.

Chevrolet Silverado
Divulgação/GM

Contudo, a picape da marca japonesa é bem menor. Assim, mede 5,33 metros de comprimento, ou 58 cm a menos que os 5,91 m da Chevrolet. No caso da distância entre os eixos, a Hilux tem 3,09 m, enquanto a Silverado, 3,74 m. São 65 cm a mais. Para comparação, na RAM 1500 são 5,93 m e 3,67 m, respectivamente. Os dados são das fabricantes.



Chevrolet Silverado elétrica

Um dos destaques desta quarta geração da Chevrolet Silverado é a versão alimentada exclusivamente por baterias. Ela surgiu em janeiro deste ano, é 100% elétrica e já aceita reservas nos EUA. Porém, as entregas só devem começar em 2023. Assim, a oferta desta opção no mercado brasileiro não deve ocorrer antes de 2025.

Chevrolet Silverado
Divulgação/GM

São duas configurações. A RST foca o consumidor em geral e a WT, os frotistas. Segundo a Chevrolet, a autonomia pode superar 640 km. Porém, isso varia de acordo com o estilo de condução. No caso da primeira opção, o motor elétrico gera cerca de 644 cv de potência e 107 mkgf de torque. Como resultado, a marca informa que a aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 4,5 segundos. A capacidade de carga é de 590 kg e a de reboque, de 4,5 toneladas.

No caso da WT, a potência é de 510 cv e o torque, de 85 mkgf. Além disso, a opção para frotistas pode levar até 544 kg e a capacidade de reboque é de 3,6 toneladas. De acordo com a GM, haverá uma versão para até 9 toneladas. Porém, a empresa não informou a previsão da data de lançamento.

*O jornalista viajou aos EUA a convite da General Motors do Brasil.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião