MILENE RIOS
Frankfurt (Alemanha) – A fabricante chinesa Changan reafirmou durante o Salão de Frankfurt o interesse pelo mercado brasileiro. De acordo com o vice-presidente executivo da empresa, Li Wei, três modelos estão em testes no País e a estreia da marca deve ocorrer no próximo ano.
A Changan é a divisão de veículos de passeio da Chana, que vende comerciais leves no Brasil desde 2006. Em outubro, durante o Salão de São Paulo, a Districar, importadora das duas marcas, anunciou que os novos carros seriam vendidos a partir de março deste ano, o que não ocorreu. “Agora, estamos em fase final de desenvolvimento”, disse Li Wei.
Os modelos que deverão vir são o hatch compacto Ben Ben, conhecido como Benni Mini, o crossover CX20 (no lugar do hatch Benni) e o sedã Yuexiang, chamado por aqui de Alsvin.
Ainda, segundo o executivo, o sedã médio Eado, que está sendo lançado na Europa, poderá desembarcar aqui em 2013. “Tudo depende da aceitação dos primeiros modelos”, diz Wei.
O Eado inaugura plataforma, design e motores. Entre eles estão um 1.6 e um 1.5 com turbo. De série há freios com ABS, EBD e seis airbags.
Embora não esteja em Frankfurt, o CX20 também é novidade. Lançado em março na China, ele tem 3,9 metros de comprimento e 1,7 metro de largura. Seu propulsor 1.3 gera 63 cv de potência e 11,2 mkgf de torque.
Viagem feita a convite da Anfavea