O Ministério das Cidades apresentou, nesta terça-feira (9), em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), uma Carteira Nacional de Habilitação com a tecnologia conhecida como QR Code. A novidade, que entrou em voga no dia primeiro de maio, permitirá o acesso rápido aos dados dos motoristas.
A leitura do código por meio de um smartphone dá acesso a uma plataforma móvel integrada ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). A partir daí, por exemplo, será possível ver a versão digital da CNH, dados biográficos e foto do titular do documento. Segundo o Ministério das Cidades, mais de 300 mil CNHs foram emitidas usando o novo modelo.
De acordo com Serpro, empresa de TI do Governo Federal responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia, dados sobre o veículo e as infrações cometidas pelo condutor estarão disponíveis em um futuro próximo. “A CNH é um dos principais documentos de identificação do cidadão, que chega a substituir até mesmo a identidade e o CPF”, informou, em nota, Elmer Vicenzi, diretor do Denatran.
Qualquer cidadão brasileiro que possua um smartphone conectado a internet poderá baixar o Lince, aplicativo responsável por fazer a leitura do QR Code, e ver os dados dos motoristas.