Prestes a estrear no mercado brasileiro, a Fiat Titano marcará a estreia da montadora italiana no segmento de picapes médias. A ideia é repetir o sucesso alcançado com as picapes menores da marca por aqui, Strada (não por acaso o veículo mais vendido do mercado brasileiro) e Toro.
Baseada na Peugeot Landtrek, a Titano será fabricada no Uruguai e já começou a ser vendida em outros mercados, como a Argélia. No site da Fiat do país africano, é possível antecipar diversas informações sobre o modelo, como versões e dimensões, por exemplo.
Veja a seguir tudo o que já sabemos sobre a nova picape média da Fiat.
Dimensões e design da Titano
Rival de modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger, a Titano terá 5,33 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,83 m de altura (1,87 m com as barras no teto) e 3,18 m de entre-eixos. É basicamente o mesmo tamanho da Landtrek. Além disso, a altura em relação ao solo é de 23,5 cm e a caçamba carrega entre 1.020 km e 1.100 kg, de acordo com a configuração.
Em termos de design, o acabamento vai variar de acordo com a versão. Enquanto os modelos mais simples terão para-choque preto e outras peças sem pintura, além de rodas de aço aro 16, as opções mais caras virão com elementos cromados, faróis de neblina, rack de teto, santantônio e rodas de liga leve de 17″ ou 18″.
Versões e possíveis preços
Na Argélia, a Titano está disponível em quatro versões: Endurance CS 4×2, Endurance CD 4×2, Endurance+ CD 4×4 e Volcano CD 4×4. Apesar de seguirem os padrões de nomenclatura da Fiat por aqui, ainda não é possível bater o martelo se serão as mesmas configurações para o mercado brasileiro.
A única confirmação por ora é a topo de linha Volcano, versão que aparece na primeira imagem divulgada pela montadora aqui no Brasil há pouco menos de dois meses. Mas é seguro afirmar que a caminhonete terá sim opções voltadas para o trabalho, com cabine simples, tração dianteira e acabamento menos sofisticado.
Quando o assunto é equipamentos, a Titano traz de série itens como controles eletrônicos de estabilidade e tração, airbags frontais, volante multifuncional, retrovisor com ajustes elétricos e ar-condicionado para todas as versões no mercado da Argélia. Por lá, a picape parte de R$ 128 mil. Mas segundo estimativas, os preços no Brasil devem começar em R$ 250 mil.
Motorização Argélia x Brasil
A Fiat ainda não oficializou o que estará sob o capô da Titano. Entretanto, é praticamente certo que a picape terá o motor 2.2 turbodiesel que rende 200 cv e 45,9 mkgf. Ele é usado nas vans da Stellantis, como Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer. O câmbio deverá ser automático de seis marchas (contudo, com uma possível opção manual na configuração mais básica). Também de acordo com a versão a tração poderá ser 4×2 ou 4×4.
Já no país africano, onde já está disponível, a caminhonete é equipada com um propulsor 1.9 turbodiesel com 150 cv e 35,7 mkgf de torque. Este, inclusive, é o trem de força global usado pela Landtrek. Com esse conjunto, a Titano chega aos 171 km/h de velocidade máxima. Por fim, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 14,9 segundos na versão com tração dianteira ou 15,9 s na 4×4.
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