A aguardada picape elétrica de médio porte da Ford, tratada provisoriamente como uma Ranger 100% elétrica, já está gerando entusiasmo entre os executivos da montadora, especialmente o CEO Jim Farley. Isso porque, a picape que tem previsão para chegar ao mercado em 2027, será o primeiro modelo da marca com desenvolvimento em uma plataforma dedicada exclusivamente a veículos elétricos.
A Ford surfa na onda de sucesso da F-150 Lightning, cuja demanda mais que dobrou no terceiro trimestre de 2024 nos Estados Unidos. Assim, com esse impulso, Farley revelou grandes expectativas para a nova Ranger elétrica. Embora detalhes técnicos ainda sejam mantidos em sigilo, é certo que o modelo será fabricado em uma arquitetura projetada para tornar os elétricos mais acessíveis.
“Já vi muitos produtos incríveis, mas a picape de médio porte é, sem dúvida, uma das mais empolgantes”, destacou Farley. Ele também mencionou que o modelo terá um “pacote excepcional” e será competitivo frente à “estrutura de custos de qualquer montadora chinesa que produza no México no futuro”.
Além disso, de acordo com Farley, o desenvolvimento da picape EV é de responsabilidade Alan Clarke, um ex-engenheiro da Tesla. Ele assinou , por exemplo, a criação do Model Y, um dos modelos mais famosos da empresa de Elon Musk.
Ford no desafio global de EVs
Farley também ressaltou o papel estratégico da nova picape elétrica no que chamou de “guerra global de preços” no mercado de veículos elétricos. Segundo ele, até o final de 2026, cerca de 150 novos modelos de EVs devem ser lançados na América do Norte. Isso intensificará a disputa por fatias do mercado.
Com isso, a Ford posiciona sua futura Ranger elétrica como peça-chave em sua estratégia para enfrentar tanto as montadoras chinesas quanto outros grandes players globais. A expectativa é que o modelo combine inovação tecnológica com competitividade econômica. Dessa forma, a marca se consolida ainda mais no mercado de elétricos.