A Ford anunciou uma atualização importante da Nova Ranger. Ela se tornou a primeira picape média com atualizações multimódulos over-the-air (OTA). Essa tecnologia permite que a picape receba atualizações automáticas de software, que podem melhorar desempenho e segurança, sem que o motorista precise visitar uma concessionária. Elas são feitas via internet 4G ou wi-fi.
A primeira atualização OTA para a Nova Ranger está liberada, incluindo para a versão Black, recém-lançada. O objetivo é melhorar a conectividade com o aplicativo FordPass e a rede geral do veículo. Como se trata de uma atualização de back office, os motoristas não notarão mudanças visíveis no funcionamento da picape. Além disso, a atualização pode ser agendada através da central multimídia SYNC, permitindo que o usuário escolha o melhor momento para a instalação.
Atualização da Ranger tem comando de Camaçari
O desenvolvimento das atualizações OTA tem comando do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, em Camaçari, Bahia. Esse centro desempenha um papel importante na implementação de um terço das tecnologias e funcionalidades presentes nos veículos da Ford em todo o mundo.
Desde que começou a realizar atualizações OTA, em 2021, a Ford já realizou 41 milhões de atualizações globalmente. Inicialmente, elas tinham uma limitação para funcionar somente nos sistemas de infoentretenimento via USB, mas graças à arquitetura FNV2, veículos como a Nova Ranger podem atualizar quase todos os seus módulos de maneira remota.
Conforme explica Fernanda Erdens, supervisora global de Gerenciamento de Projetos OTA da Ford Brasil, “as pessoas já estão acostumadas a receber atualizações em seus celulares e computadores, e isso agora está se tornando comum também nos veículos”. Para facilitar o processo, a Ford disponibiliza um tutorial no seu site, dentro do Guia 360, que ensina como deixar as atualizações automáticas habilitadas. Dessa forma, garante que o motorista possa aproveitar o máximo da tecnologia disponível na picape.