A nova geração da perua esportiva Audi RS4 Avant já roda em testes. Fotos do modelo circulam na internet. Porém, trata-se de uma “mula”, como são chamados os modelos disfarçados com a carroceria de outros.
Neste caso, a perua usa a camuflagem da mais recete S4 Avant, com a qual ela dividirá o motor (mas com modificações para ficar mais potente). O detalhe que denuncia a RS4 é o tamanho superior das caixas de rodas.
Ainda em fase intermediária de testes, a RS4 Avant deve ser apresentada no fim do ano que vem – provavelmente no Salão de Paris, em outubro. Assim, será lançada já como modelo 2017.
Após a fase de testes com a “mula”, a Audi iniciará as provas de rodagem com o modelo definitivo, o que deve ocorrer no início de 2016.
Junto com a perua, será lançada também a versão sedã do modelo, que é um dos últimos Audi a manter um motor aspirado – o 4.2 V8.
Na próxima geração, esse propulsor será substituído por um menor, com 3 litros e seis cilindros, com turbo. Porém, em vez dos 354 cv que gera na linha S4, ele entregará cerca de 480 cv na família RS4 – que vai manter o sistema de tração nas quatro rodas.
Assim, por ora, apenas RS5 e R8 mantêm motores aspirados na linha Audi. No primeiro caso, esse propulsor também será substituído por um turbo quando chegar a nova geração. Já o superesportivo vai manter a motorização de aspiração natural.