Nova geração do Gol chega no fim de 2017

Mudança severa no hatch líder de vendas só virá depois da reestilização, marcada para o início de 2016

Por 19 de set, 2014 · 4m de leitura.
Visual atual do Gol será mantido até o início de 2016

O Volkswagen Gol, líder de mercado no Brasil há 27 anos, vai mudar no início de 2016. Mas as alterações não serão tão grandes como eram previstas antes.

Devido à retração das vendas de carros 0-km e à perda de participação de mercado da Volkswagen entre os carros mais básicos, influenciada pelo Chevrolet Onix e Hyundai HB20 – o Fiat Palio já estava no páreo -, os investimentos recuaram e restou ao modelo xodó da marca apenas uma reestilização.


A nova geração, que era planejada para o segundo semestre de 2015, feita sobre a plataforma do Up!, só sairá no fim 2017, mas agora com a base MQB, a mesma do novo Golf. A decisão foi tomada por motivos de custo e pela baixa aceitação do novo compacto no mercado brasileiro. Ficou entendido pela chefia da Volks que usar a plataforma do Up! “contaminaria” a imagem do Gol.

A nova geração do Fox também será feita sobre a plataforma MQB no início de 2018, logo após o lançamento do Gol. Com isso, o Fox vai crescer e subir de categoria para ocupar o lugar que era do Polo. E o Gol também vai ganhar mais corpo para se distanciar um pouco mais do Up!, que terá um reposicionamento de preço para baixo.


Panorama atual. Em agosto, o Palio levou o “título” de carro mais vendido do Brasil pelo terceiro mês consecutivo, emplacando 14.305 unidades. Os dados são da federação que reúne as associações de concessionárias, a Fenabrave, que aponta a comercialização de 259.152 carros no oitavo mês do ano.

O Gol ficou com a segunda colocação do ranking do mês passado, com 14.198 unidades. No acumulado do ano, no entanto, o modelo da Volkswagen continua superior ao Palio, com uma diferença de 9.288 unidades.