Para um jornalista esportivo, entrevistar o Pelé, Michael Jordan ou Mike Tyson é o ápice da profissão. É estar frente a frente com gênios da raça. No campo automotivo, poder colocar o pé direito no pedal do acelerador de um Porsche 911 causa a mesma sensação. O esportivo alemão é um ícone da construção automobilística, trazendo tradição, alta performance e muita exclusividade nesta oitava geração, que chega ao Brasil a partir de R$ 679 mil – na versão Carrera S.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Quem é fã de carros sabe que o Porsche 911 anda muito. É fato. Por isso mesmo, o que mais impressiona no modelo é o quanto ele é “na mão” com os controles eletrônicos ligados. Avaliado na bela pista do Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, o 911 entra e sai de curvas como se elas não existissem e instiga o motorista a querer sempre mais.
Além da carroceria extremamente sólida, composta por materiais nobres, com uso intenso de alumínio, o 911 tem suspensão adaptativa com gerenciamento eletrônico (chamado pela Porsche de PASM). O sistema vai regulando a altura e ataque do carro às curvas. Isso cria uma sensação única de estabilidade e deixando o esportivo sempre alinhado para sair acelerando nas retomadas. Ajudam ainda os sistemas de vetorização de torque e o bloqueio do diferencial. Na versão Carrera 4S, a R$ 719 mil, há ainda tração integral.
Novo Porsche 911 tem motores mais fortes
Na traseira está o mesmo motor 3.0 boxer biturbo da geração anterior, que foi trabalhado para gerar 30 cv a mais, em um total de 450 cv. O câmbio é o automatizado de oito marchas e duas embreagens (chamado pela Porsche de PDK). Com esse conjunto, a aceleração do 911 é brutal, com direito a 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na S e 3,6 segundos na 4S.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
Outra novidade testada foi o sistema “wet mode” (modo molhado). Ele detecta água na estrada, por meio de um sensor sonoro, e prepara os controles eletrônicos para essa condição. Um alerta dispara para o motorista, que aciona o modo por um botão no painel. A partir daí, os controles seguram o carro para que ele não rode ou saia da trajetória.
FICHA TÉCNICA
Motor
3.0, 6 cil., biturbo, gasolina
Potência (cv)
450 a 6.500 rpm
Torque (mkgf)
43,8 a 2.300 rpm
Câmbio
Automatizado, oito marchas
0 a 100 km/h
3,7 segundos