Tião Oliveira
A quarta geração do Toyota RAV 4 virá ao País até meados de junho com várias novidades. As atualizações incluem visual (externo e interno) transmissões, motores e uma ótima notícia para o consumidor: preços mais baixos. Importado do Japão, o utilitário-esportivo deverá partir de menos de R$ 90 mil. Em relação à tabela anterior, são cerca de R$ 30 mil de redução.
A explicação é simples. Pelas regras do programa Inovar-Auto, a Toyota passará a se valer das cotas de importação sem imposto extra para trazer o jipinho japonês. Com isso, poderá repassar o desconto à tabela.
Segundo informações de fontes ligadas à fabricante, o repasse deverá ser integral. Ou seja: mesmo sendo mais caro que o anterior, por causa da evolução, o RAV 4 deverá custar menos que antes.
Com isso, ganhará fôlego (e que fôlego!) para encarar rivais como os mexicanos Honda CR-V, recém-atualizado, e Chevrolet Captiva e os sul-coreanos Hyundai ix35 e Kia Sportage, entre outros.
Além do visual mais em dia com o da concorrência, inspirado no do hatch Auris, o Toyota deixa de ter o pneu estepe na tampa traseira. A mecânica também foi bastante atualizada. Haverá duas opções de motor, ambas a gasolina.
O 2.0 de 145 cv virá com o câmbio CVT, de relações continuamente variáveis, que simula sete marchas. O 2.5 de 179 cv será acoplado à caixa automática de seis velocidades.
No modelo importado até o fim do ano passado havia apenas o 2.4 de 170 cv acoplado à transmissão automática de quatro marchas. Assim como antes, haverá versões com tração 4×2 e 4×4.
De série a nova geração do RAV 4 terá itens como air bags, freios ABS, trio elétrico, direção hidráulica e rodas de liga leve de 17”, entre outros.
A opção de topo virá com ar digital com duas zonas, sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e câmera traseira de auxílio a manobras.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)