O departamento europeu de patentes publicou as primeiras imagens da nova geração do Volvo XC90, que será totalmente elétrico. Com estreia prevista para 2024, o SUV de luxo terá uma evolução da atual plataforma SPA (Scalable Platform Architecture), que deve ampliar o espaço interno com o fim das versões plug-in hybrid (PHEV). Na geração atual, que ganhou melhorias agora no meio do ano no Brasil, o utilitário usa motor a combustão combinado a um conjunto elétrico que tem as baterias instaladas em posição vertical, entre os bancos dianteiros. Ou seja, a eletrificação completa vai liberar espaço na cabine.
Além das mudanças mecânicas, as patentes mostram a adoção de um visual atualizado. No entanto, o SUV mantém elementos do conceito Recharge, apresentado em 2021. Por isso, pode ser o primeiro modelo da marca sueca a receber novo batismo. Ao que parece, o utilitário pode se chamar Embla ou EXC90, mas até o momento não há confirmações. O que se sabe é que ele pode ser revelado ainda neste ano, no último trimestre.
Vale lembrar que, de acordo com o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, o atual XC90 vai passar por mais uma renovação antes de abandonar o mercado. Portanto, é bem provável que ele ainda esteja à venda quando o sucessor chegar. O SUV elétrico terá produção na fábrica de Charleston, nos Estados Unidos, ao lado de outros modelos da marca como, por exemplo, o sedã S60.
Como será?
Com base nos desenhos, é possível notar que o sucessor do XC90 terá um visual diferente. Embora mantenha as linhas clássicas e poucos vincos na carroceria. Na dianteira, vemos uma clara releitura do atual SUV híbrido, mas dessa vez com faróis mais finos – que mantiveram o formato “martelo de Thor”. Por sua vez, o rascunho não apresenta grade frontal, já que o motor será 100% elétrico e não precisa de admissão de ar. Enquanto isso, o para-choques é um destaque. Além de mais estreito, possui entradas de ar tanto na parte inferior, quanto nas laterais. Importante dizer que, com os motores elétrico, o Volvo XC90 2024 terá um bagageiro sob o capô.

Partindo para a lateral, vemos novas janelas e portas, que possuem maçanetas embutidas. Contudo, foi a traseira que enfrentou a maior alteração. Em vez das tradicionais lanternas verticais, o XC90 vai ganhar, pela primeira vez, lanternas em formato de “C”. Ao que parece no desenho, elas serão conectadas de ponta a ponta, mas sem iluminação central. Além disso, a placa do carro será posicionada no para-choques traseiro e não mais na tampa.
Condução autônoma
Por ora, nada está confirmado. Mas espera-se que o novo SUV elétrico venha com o que há de mais tecnológico no mercado. Por isso, deve adotar os radares LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance). Com estes sensores, é possível obter representação em 3D do que está ao redor do veículo. Dessa forma, o XC90 poderá ter nível 3 de condução autônoma. Ou seja, o modelo será quase capaz de dirigir sem motorista.

Em conjunto, haverá diversas câmeras e sensores ao redor do carro. Importante dizer que a Volvo pretende vender carros 100% elétricos até 2030. Portanto, o SUV faz parte do novo planejamento estratégico da marca sueca.